Serviços prosseguem no prédio da Profisc. / Fotos: Carlos Nogueira/PMS
Continua depois da publicidade
Os serviços de reforço estrutural do prédio centenário da Procuradoria Fiscal do Município (Profisc) seguem avançando. Nesta semana, a execução de 32 estacas raiz na área de trás do edifício, localizado na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Santos, foi finalizada.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O trabalho neste momento é considerado a parte mais crítica da obra, que visa eliminar o risco de desabamento do prédio histórico, problema que foi identificado pela Prefeitura em meados de 2019 durante serviços de restauro do edifício centenário. Após investigação minuciosa, novo projeto de fundação foi elaborado.
“A obra conta com duas frentes de trabalho simultâneas. Com a conclusão dos trabalhos de estacas na parte posterior do edifício, que dá para a Rua Tuiuti, os maquinários estão sendo transferidos para a frente, onde serão implantadas mais 13 estacas raiz”, informa o engenheiro Bruno Watanabe Ono, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações.
Continua depois da publicidade
O engenheiro Bruno explica ainda que na área frontal já estão prontos quase todos os baldrames, foram executadas as armações dos pilares e a concretagem de alguns deles, devido ao espaço necessário para entrada dos maquinários que farão as estacas raiz. Agora o baldrame e pilares serão executados na parte de trás.
A estimativa é de que todos os serviços estruturais sejam concluídos até o primeiro trimestre do próximo ano, para que a obra de reforma e restauro possa ter continuidade no prédio da Procuradoria Fiscal do Município (Profisc).
Os recursos para as obras de restauro e reforma (R$ 3 milhões), e para a recuperação estrutural (R$ 2,1 milhões), são do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), do BNDES, com contrapartida da Prefeitura. O programa é destinado a melhorar a eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, modernizando a administração tributária nos municípios.
Continua depois da publicidade
Durante a execução das obras, a Procuradoria Fiscal do Município (Profisc), que ocupava o espaço antes do início da obra, está funcionando no número 157 da Rua XV de Novembro.
RESTAURO
O restauro devolverá a imponência ao prédio do século 19 tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) com nível de proteção 2. O edifício da XV de Novembro é de estilo eclético, corrente dominante na arquitetura e nos planos de reurbanização das grandes cidades brasileiras do final do século 19 ao início do século 20.
Continua depois da publicidade
A restauração vai envolver as fachadas e os telhados, que têm estrutura em madeira e telhas de barro tipo francesa. As intervenções nas fachadas visam retomar as características originais do revestimento em massa raspada. Portas, gradis e janelas existentes passarão por restauração e os novos gradis, portas e janelas a serem instalados no pavimento térreo serão executados conforme os originais.
Continua depois da publicidade