Santos

Avançam obras de reurbanização da Rua XV no Centro Histórico de Santos

O trecho entre as vias Riachuelo e Frei Gaspar se transformará em um calçadão voltado para a circulação de pedestres e realização de eventos

Da Reportagem

Publicado em 18/05/2023 às 13:10

Atualizado em 18/05/2023 às 15:00

Compartilhe:

Após um mês de início dos trabalhos, 45% dos serviços de drenagem e 30% das remoções do pavimento já foram realizados / Divulgação/PMS

As obras de reurbanização na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Santos, estão a todo vapor. O trecho entre as vias Riachuelo e Frei Gaspar se transformará em um calçadão voltado para a circulação de pedestres e realização de eventos.

Após um mês de início dos trabalhos, 45% dos serviços de drenagem e 30% das remoções do pavimento já foram realizados. O serviço foi vistoriado nesta quarta-feira (17) pelo prefeito Rogério Santos e os secretários de Serviços Públicos, Wagner Ramos, e de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello.

O prefeito Rogério Santos destacou a importância do projeto para a revitalização do Centro Histórico de Santos. "Acho que o Brasil todo conhece este local, que já serviu de cenário para tantas novelas. A importância desta obra está no resgate histórico, porque esta rua sempre foi muito importante. Remete aos tempos dos barões do café. Há os espaços turísticos como a Bolsa do Café e o local onde nasceu José Bonifácio. Então, com a revitalização, se tornará mais confortável e mais atrativo para o santista e para quem vier conhecer a história da Cidade", ressalta.

As alterações a serem realizadas incluem a troca do piso no local, com os paralelepípedos atuais sendo substituídos pelo modelo retificado - um piso mais liso e totalmente acessível.

Os meios-fios também serão trocados e os novos serão em granito. Já as calçadas sofrerão ajustes e serão alinhadas ao novo meio-fio.  

O projeto em execução prevê ainda, sob o novo piso, duas linhas de drenagem auxiliares, uma de cada lado da via, sendo que os espaços para assentamento da tubulação estão sendo realizados de forma manual, evitando assim o comprometimento das redes existentes.

Os trabalhos, que têm duração estimada de quatro meses, vêm ocorrendo de forma gradual, sem causar transtornos ao munícipe.

Após a conclusão do projeto, serão estabelecidos horários para que os veículos entrem no trecho para carga e descarga.

A obra, orçada em R$ 1.031.637,99, com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (SDR), faz parte do Projeto Novo Centro Velho, que contempla o Plano Valongo-Paquetá - um conjunto de obras que pretende integrar os dois bairros e revitalizar o Centro Histórico com foco no turismo e comércio.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Medo do trânsito? Veja as condições da saída de Praia Grande

O Diário do Litoral utiliza aplicativos de monitoramento do trânsito, como o Waze, para te atualizar sobre o fluxo de veículos na região

Guarujá

Passeata em Guarujá vai além da agressão à professora

Protesto, que foi organizado pelo Sindicato Funcionários Públicos do Guarujá e Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter