Avançam as obras no pontilhão da orla com o canal 1 em Santos / Divulgação/ PMS
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As obras de reforço e recuperação estrutural do pontilhão no encontro das avenidas Presidente Wilson (orla) e Pinheiro Machado (canal 1), no José Menino, avançam. A grande maioria dos trabalhos está sendo realizada por baixo da pista. A única interferência sobre a pista é a remoção dos canteiros centrais, necessária para a concretagem futura de vigas.
A previsão da empreiteira que realiza a obra, sob fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), é de que os serviços de retirada dos canteiros centrais sejam finalizados nesta sexta-feira (10). O trânsito no cruzamento das avenidas está sob monitoramento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).
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O pontilhão do canal 1 com a orla é uma construção anterior a 1960 e tem aproximadamente 400m². A intervenção abrange toda a área do pontilhão - as duas pistas da Av. Presidente Wilson, sentido Ponto da Praia e sentido José Menino, incluindo o canteiro central - que tem uma área de 15 metros de extensão por 39 metros de largura.
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As lajes, vigas e pilares receberão tratamento de proteção superficial e pintura com sistema composto epóxi-poliuretano, tintas que contêm materiais impermeabilizantes para proteger as estruturas da ação agressiva da água do mar. Os serviços envolvem ainda a recomposição do canteiro central e dos passeios, e pavimentação da via no trecho impactado pela intervenção.
Depois das obras, os pontilhões passam a ter capacidade de carga de 45 toneladas (os antigos suportavam 25 toneladas), oferecendo mais segurança a motoristas e pedestres.
ANDAMENTO DOS TRABALHOS
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O primeiro serviço executado foi a limpeza da parte inferior do pontilhão por meio de hidrojateamento. Na sequência começou a retirada da camada superficial de concreto, para execução das etapas posteriores de reforço e recuperação do pontilhão. Este serviço, que é manual, feito com martelete, continua em andamento.
"Atualmente estão sendo executados também os furos para afixar a armadura de reforço nas lajes e vigas do pontilhão", diz o engenheiro Eduardo Aguiar Mendes, fiscal da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). "A próxima etapa dos trabalhos será a concretagem da laje maciça, por baixo do pontilhão, utilizando uma bomba que projeta a argamassa estrutural".
A previsão é de que a estrutura no cruzamento do canal 1 com a orla esteja recuperada até fevereiro de 2023. Os recursos para a obra, no valor de R$ 3,9 milhões, são fruto de um financiamento realizado junto à Caixa Econômica Federal, por meio da linha de crédito dedicada à Infraestrutura e Saneamento, na Modalidade Apoio Financeiro (Finisa).
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OBRA EXIGIU PREPARAÇÃO ESPECIAL DA ÁREA
Para a execução da obra, na parte inferior do pontilhão, foram montadas pilhas com sacos de areia com o objetivo de controlar o volume de água no local. Ao mesmo tempo, o fluxo de água do canal foi desviado provisoriamente, até alcançar o lado praia do canal.
Essa manobra de engenharia foi feita por meio de tubos de grande porte e bombas hidráulicas com grande capacidade de vazão. Desta forma, os operários podem trabalhar na etapa de preparação dos elementos estruturais sem que a altura da água embaixo do canal atrapalhe os serviços.
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Outro fator que interferiu nos trabalhos iniciais da obra foram as ressacas, que provocaram o assoreamento do canal no período de inverno. No entanto, a estrutura montada, aliada à previsão favorável de tempo para os próximos meses, vai garantir a agilidade dos serviços. A obra está a cargo da TMK Engenharia, empresa vencedora da licitação, e tem apoio da CET-Santos.
MAPEAMENTO TOPOGRÁFICO
A maior parte do trabalho de recuperação do pontilhão será realizada por baixo da pista, sem interferir no tráfego. Mas como algumas etapas serão executadas na parte superior, como a concretagem das vigas, fez parte dos serviços preliminares o mapeamento topográfico para orientação dos trabalhos.
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Com linhas pontilhadas e numerações, foi traçado um mapa do projeto sobre a avenida, o canteiro central e a calçada do canal, marcando os eixos das 16 vigas de sustentação. Entre elas haverá um vão de aproximadamente 1,70 metro. A marcação incluiu também as extremidades da laje maciça que será reforçada sob o pontilhão.
MONITORAMENTO DO TRÂNSITO
Trabalhando em parceria com a Siedi, a CET-Santos implantou a sinalização para o início dos serviços de remoção dos canteiros e parte do passeio da pista da orla. A intervenção visa permitir ajustes para a utilização das faixas de rolamento de forma a possibilitar a manutenção de todos os movimentos viários (ambos os sentidos), na avenida da orla e no canal 1, ao longo da recuperação.
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Agentes estão operando o tráfego no local e vão continuar diariamente na área, que tem recebido atenção especial nos horários de pico. A intervenção na pista incluiu a retirada de uma torre de iluminação no canteiro central, por equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), que instalou iluminação provisória com refletores.
A CET-Santos também providenciou o remanejamento de colunas e postinhos de sinalização vertical e semafórica, além do apagamento e pintura de novas retenções, faixas e demarcação de ciclovias provisórias.