Cotidiano

Audiência pública apresenta planos e colhe sugestões para o turismo em Santos

Depois de revisado, o plano será submetido ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e enviado para aprovação da Câmara Municipal

Da Reportagem

Publicado em 16/02/2022 às 09:06

Compartilhe:

Audiência pública apresenta planos e colhe sugestões para o turismo em Santos / Divulgação/ Prefeitura de Santos

A apresentação dos principais projetos municipais para o turismo e 23 propostas da população para o setor foram os principais saldos da audiência pública de revisão do Plano Diretor de Turismo (PdTur), realizada de forma virtual nesta terça-feira (15).

Criado em 2017, o plano define 36 objetivos, 70 estratégias e 30 programas voltados ao desenvolvimento do setor até 2027.

A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, abriu o evento explicando que o PdTur deve ser atualizado a cada três anos, conforme determinam legislações municipal e estadual. Também informou que a revisão é realizada por uma equipe da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), que conta com a consultoria da área de turismo do Senac.

Selley apresentou os principais projetos da Seectur para os próximos anos, entre eles a criação de um passaporte para atrair turistas e santistas aos pontos de interesse de Santos; o desenvolvimento de rotas cicloturísticas; o projeto Turista Legal, que regulamenta  o turismo de um dia (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-aprova-lei-que-organiza-turismo-de-um-dia-no-municipio); a revitalização do Centro Histórico, o fortalecimento da economia criativa e o encontro das cidades criativas da Unesco, previsto para ocorrer na Cidade neste ano, entre outros. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Também foram demonstradas na audiência as obras estruturantes que serão realizadas no Município com verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-garante-r-397-milhoes-para-investimentos-em-obras-em-2022).

METODOLOGIA

A representante do Senac no processo, Ana Raquel Dias, explicou que a metodologia da instituição é participativa, ou seja, prioriza a participação de toda a comunidade do trade turístico em todas as etapas do plano diretor de turismo, desde a construção até a revisão.  

SUGESTÕES

A audiência, transmitida pela Sala de Situação da Prefeitura, contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas. 

Elas foram responsáveis por 23 propostas ao PdTur, como, por exemplo, a inclusão de espaços de manifestação cultural nos roteiros turísticos da Cidade, a instalação de mais placas para orientar pedestres e a criação de um parque de lazer no Centro Histórico.

A viabilidade de todas as propostas será analisada pela equipe da Seectur. Depois de revisado, o plano será submetido ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e enviado para aprovação da Câmara Municipal.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Estudo registra mais de 200 baleias-franca percorrendo litoral brasileiro; entenda

A temporada de reprodução das baleias-franca no litoral sul do Brasil começou em julho e segue até novembro

Cotidiano

Movecta, Maersk e Wilson Sons abrem processo seletivo no litoral de SP

Há mais chances para candidatos com ensino técnico, ensino superior e ensino médio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter