Cotidiano

Audiência pública apresenta planos e colhe sugestões para o turismo em Santos

Depois de revisado, o plano será submetido ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e enviado para aprovação da Câmara Municipal

Da Reportagem

Publicado em 16/02/2022 às 09:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Audiência pública apresenta planos e colhe sugestões para o turismo em Santos / Divulgação/ Prefeitura de Santos

Continua depois da publicidade

A apresentação dos principais projetos municipais para o turismo e 23 propostas da população para o setor foram os principais saldos da audiência pública de revisão do Plano Diretor de Turismo (PdTur), realizada de forma virtual nesta terça-feira (15).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Criado em 2017, o plano define 36 objetivos, 70 estratégias e 30 programas voltados ao desenvolvimento do setor até 2027.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Justiça suspende decisão do Condepasa sobre tombamento do Campus Boqueirão da UniSantos

• Santos recebe seminário gratuito de defesa pessoal para mulheres

• Tampa de lixeira bloqueia rede de drenagem e causa alagamento em Santos

A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, abriu o evento explicando que o PdTur deve ser atualizado a cada três anos, conforme determinam legislações municipal e estadual. Também informou que a revisão é realizada por uma equipe da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), que conta com a consultoria da área de turismo do Senac.

Selley apresentou os principais projetos da Seectur para os próximos anos, entre eles a criação de um passaporte para atrair turistas e santistas aos pontos de interesse de Santos; o desenvolvimento de rotas cicloturísticas; o projeto Turista Legal, que regulamenta  o turismo de um dia (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-aprova-lei-que-organiza-turismo-de-um-dia-no-municipio); a revitalização do Centro Histórico, o fortalecimento da economia criativa e o encontro das cidades criativas da Unesco, previsto para ocorrer na Cidade neste ano, entre outros. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Também foram demonstradas na audiência as obras estruturantes que serão realizadas no Município com verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-garante-r-397-milhoes-para-investimentos-em-obras-em-2022).

METODOLOGIA

A representante do Senac no processo, Ana Raquel Dias, explicou que a metodologia da instituição é participativa, ou seja, prioriza a participação de toda a comunidade do trade turístico em todas as etapas do plano diretor de turismo, desde a construção até a revisão.  

Continua depois da publicidade

SUGESTÕES

A audiência, transmitida pela Sala de Situação da Prefeitura, contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas. 

Elas foram responsáveis por 23 propostas ao PdTur, como, por exemplo, a inclusão de espaços de manifestação cultural nos roteiros turísticos da Cidade, a instalação de mais placas para orientar pedestres e a criação de um parque de lazer no Centro Histórico.

Continua depois da publicidade

A viabilidade de todas as propostas será analisada pela equipe da Seectur. Depois de revisado, o plano será submetido ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e enviado para aprovação da Câmara Municipal.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software