A Prefeitura de Santos lembra que o acesso dos caminhões rumo ao cais santista se dá pelo viaduto e corredor viário da Alemoa / Nair Bueno/DL
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A Diretoria da Autoridade Portuária de Santos (APS) recebeu os caminhoneiros avulsos do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira - SINDICAM SANTOS e da CooperSantos, no começo da noite de quarta-feira (30), e informou a categoria que as obras de recuperação dos acessos à Alemoa terminam na terça-feira (5), com a entrada em operação de duas mãos de direção ao mesmo tempo.
O presidente da APS, Anderson Pomini, explicou ainda que as obras nas perimetrais não foram realizadas durante os quatro anos da gestão anterior do Porto de Santos porque a prioridade era fazer caixa para privatizar a Autoridade Portuária.
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Pomini também informou aos caminhoneiros que deu parecer favorável à renovação das operações da BTP e prorrogou a atividade do Ecoporto. O presidente defendeu um formato do STS 10 que permita a permanência dos dois terminais de contêineres, incluindo ainda o Concais, atendendo assim a reivindicação da categoria dos avulsos, que fez manifestação na parte da manhã pedindo o aumento de oferta da carga com a qual trabalham.
Os caminhoneiros estavam temerosos com as notícias sobre a possível mudança no comando do Ministério de Portos e Aeroportos e queriam garantias de que BTP e o Ecoporto não deixariam de existir.
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O presidente Pomini disse aos profissionais que a decisão final cabe ao Tribunal de Contas da União (TCU), onde está o processo. "O TCU é um órgão independente e acredito que está decisão está próxima", afirmou o presidente.
A Diretoria da Autoridade Portuária também divulgou que convocará reunião interna nos próximos dias para definir o formato do STS10, de modo a contemplar todas as atividades dos terminais, prevendo, inclusive, expansão das áreas para contêineres na licitação a ser realizada.
"Entendemos a preocupação da categoria e vamos respeitar o PDZ", afirmou o presidente da Autoridade Portuária quando os caminhoneiros lembraram que, antes, operavam com 30 mil contêineres e que, agora, transportam por volta de 9 mil/mês.
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