Com 48 páginas, a publicação traz textos e ilustrações feitas por alunos das cinco cidades / Divulgação
Continua depois da publicidade
As distâncias entre dois municípios brasileiros (Santos e Conceição do Mato Dentro-MG) e três de Portugal (Braga, Óbidos e Caldas da Rainha) não foram obstáculos para a produção do livro 'Pontes de Afetos', realizado com contribuições de alunos de escolas públicas das cinco cidades. A publicação foi lançada na noite da última sexta-feira (5), no auditório da Pinacoteca Benedicto Calixto. A data foi escolhida para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, quarto idioma mais falado no mundo.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A obra faz parte do programa internacional 'Escolas que se Abraçam', iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro (165km de Belo Horizonte), cidade do interior de Minas Gerais, com a intenção de unir os países lusófonos (que falam a língua portuguesa), incentivando a leitura e a escrita. O município mineiro a cada ano convida e faz parcerias com prefeituras e câmaras municipais de dentro e fora do Brasil. Em sua quarta edição, a ação tem a chancela da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. O programa é coordenado pelos profissionais José Santos, Selma Maria e Alexandre de Sousa.
Com 48 páginas, a publicação traz textos e ilustrações feitas por alunos das cinco cidades, mostrando pontos turísticos, histórias, gostos, costumes e características locais. Além disso, o livro fala sobre as diferenças entre palavras em português de Portugal e do Brasil.
Continua depois da publicidade
Experiência - Em Santos, a produção foi feita no ano passado com estudantes de duas classes de 5º ano, uma da UME Barão do Rio Branco (Campo Grande) e outra da UME Colégio Santista (Vila Nova).
"Recebemos a visita de um dos coordenadores do programa, José Santos, e conhecemos a ação. Percebemos que era uma ótima oportunidade para os alunos. É uma iniciativa que valoriza a própria cultura, uma vez que as crianças precisam estudar sobre o seu território para apresentá-lo às outras pessoas, além de ampliar repertório, cultura, saberes, conhecendo costumes e locais diferentes do nosso. O resultado disso foi eternizado em um livro muito especial", disse a chefe da coordenadoria de formação da Secretaria de Educação (Seduc), Rita Nascimento. Ela faz parte da equipe gestora do projeto institucional da secretaria, Santos à Luz da Leitura, que foi o responsável pela produção no Município.
De acordo com ela, os estudantes realizaram diversas pesquisas, fizeram estudos do meio em diferentes pontos turísticos e históricos da Cidade e elegeram, ao lado dos professores, o que gostariam de mostrar para as outras crianças participantes da publicação.
Continua depois da publicidade
"Foi muito bom ver o entusiasmo dos alunos, o envolvimento deles com as ações propostas. Eles fizeram as ilustrações comigo e estou feliz e agradecida por fazer parte. Por meio das imagens e textos, foi possível levar Santos para Portugal e demais participantes", contou a professora de Arte na UME Colégio Santista, Caroline Torres.
Participaram também os professores Denise Diegues Santos de Carvalho, Luciana Oliveira Santos e Talita Cristina da Silva Nascimento, da UME Barão do Rio Branco, e Caio Ramos de Vasconcelos Gozzi, Camila dos Santos Rezende, Cristiane Pedro Pereira e Flávia Helena de Carvalho, da UME Colégio Santista.
Continua depois da publicidade
Autores – Orgulhoso do trabalho, Felipe Lorena Dias Filho, 11 anos, que ano passado estudava na 'Barão do Rio Branco' e atualmente está na unidade estadual Marquês de São Vicente, estava emocionado ao ver o livro pronto. "Gostei muito de participar. Conheci lugares que nunca tinha ido em Santos, como pontos do Porto. Não pensei que estaria em um lançamento de livro, dá vontade de chorar de tanta emoção e orgulho".
A aluna Bianca Cristina Smith, também com 11, participou com a UME Colégio Santista e neste ano está em outra unidade. "Aprendi muita coisa sobre Santos e agora tenho outro sentimento sobre a Cidade, porque conheço mais. Muito bom ver nosso trabalho em um livro". Todos os alunos receberam um exemplar da obra literária. Ao todo, cerca de 70 crianças da rede municipal foram envolvidas.
Continua depois da publicidade
Intercâmbio - "É um privilégio realizar esse intercâmbio entre os estudantes brasileiros e portugueses. A nossa língua-mãe, que é o nosso Português, cria pontes, e não somente as comerciais ou internacionais, mas pontes de afeto. Não é por acaso que este é o nome dessa edição", destacou a produtora do programa 'Escolas que se Abraçam', Lydia Arruda. Ela contou ainda que o lançamento também foi realizado no mesmo dia em Conceição do Mato Dentro.
O escritor David Oscar Vaz participou da obra e ressaltou a importância do material. "As crianças contam sobre os lugares que moram e há um orgulho enorme de contar sobre isso para outras pessoas. Percebemos como os alunos crescem durante esse processo".
Para a secretária de educação, Cristina Barletta, esta é uma parceria muito especial. "Emocionante ver o resultado do trabalho de tantas pessoas ao lado de nossos alunos. A ação encurtou distâncias e este livro ficará registrado na memória de todos".
Continua depois da publicidade