Para fazer o cadastro é necessário informar a inscrição imobiliária do imóvel e o CPF / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Começa nesta segunda-feira (9) a adesão ao IPTU Digital, ferramenta disponibilizada pela Prefeitura de Santos que dá desconto de 1% no valor do tributo a partir de 2024. O acesso ao benefício que será concedido para contribuintes - apenas pessoas físicas, cerca de 200 mil lançamentos - está disponível no Santos Portal.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Para fazer o cadastro é necessário informar a inscrição imobiliária do imóvel e o CPF, que deverá estar obrigatoriamente vinculado ao imóvel junto ao cadastro imobiliário municipal, na figura de proprietário ou responsável tributário, além de endereço eletrônico (e-mail) e telefone. O limite do desconto é de R$ 100,00 por imóvel. A adesão voluntária à modalidade digital pode ser feita até 9 de novembro.
O secretário de Finanças e Gestão, Adriano Leocadio, explica que a adesão é feita por lançamento imobiliário. Quem tiver mais de um imóvel deve fazer a adesão em cada endereço.
Continua depois da publicidade
Sobre as vantagens da adesão ao IPTU Digital, o secretário destaca que quem optar por essa ferramenta e pagar a cota única mantém o desconto de 4% no valor total do IPTU 2024 para quem optar pelo pagamento em cota única. “O contribuinte passa a ter uma condição bem vantajosa. Quem optar pelos benefícios fiscais oferecidos pela Prefeitura – 1% de desconto via IPTU Digital e 4% de abatimento na quitação em cota única – poderá pagar o IPTU com desconto de até 5%, que é o mesmo índice projetado para a inflação do período”, destaca Leocádio. Para quem optar por parcelar o IPTU, o desconto é diluído nas 12 parcelas.
Continua depois da publicidade