Conexões
Associação Comercial de Santos, Prefeitura, empresas, escolas, universidades e cidadãos têm extensa agenda em 2024 para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU
A iniciativa pretende estimular conexões entre empresas e instituições para gerar soluções relacionadas à Agenda 2030 / Igor de Paiva/DL
Continua depois da publicidade
A Associação Comercial de Santos (ACS) e o Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura entregaram ontem os certificados a 86 signatários do Movimento ODS Santos 2030. A solenidade lotou o auditório da ACS, no Centro Histórico. Partícipe do movimento, o Diário do Litoral foi representado por seu diretor-presidente, Alexandre Bueno. A iniciativa pretende estimular conexões entre empresas e instituições para gerar soluções relacionadas à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecem ações em 17 áreas, com a missão de erradicar a fome e a pobreza, além de promover a saúde, a educação, a igualdade étnica e de gênero.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
“Tem muita gente querendo construir um mundo melhor. E Associação Comercial não é protagonista nesse movimento, os protagonistas são vocês”, resumiu o gerente-executivo da ACS, Eduardo Lopes, na abertura da solenidade. “Precisamos passar das palavras para as atitudes. Somos a última geração que pode garantir a vida no Planeta ou torná-lo inabitável”, completou o anfitrião.
Para o chefe do Departamento de Políticas Públicas dos ODSs da Prefeitura, Fábio Tatsubô, a iniciativa reforça o pioneirismo de Santos com a Agenda 2030: “É um grande marco. Nenhuma cidade havia conectado tantos atores da sociedade em prol dos ODS. Começamos com duas mãos, hoje, temos mais de cem aqui”.
Continua depois da publicidade
Secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório afirmou que “Santos está construindo uma política ambiental séria e coerente” e citou que o cidadão santista tem consciência coletiva, tanto que cobra com veemência o plantio de árvores. Libório também lembrou que o Município foi o primeiro a incluir a cultura oceânica no currículo dos estudantes da rede pública: “É muito bom viver em Santos porque vocês entenderam esse processo de transformação. O oceano começa nas nossas praias...”.
Já a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, Andréa Ribeiro, foi enfática: “O Planeta pede urgência”.
E o ouvidor da Prefeitura, Rivaldo Santos, incitou a sociedade a agir: “Esse é um movimento da Cidade e do povo”. Cláudio Bastos, representante da Autoridade Portuária de Santos, disse que a questão ambiental e social faz parte da “estratégia de negócios do Porto de Santos”.
Continua depois da publicidade
PILAR DO DIÁRIO.
O diretor-presidente do Diário do Litoral, Alexandre Bueno, destacou a disposição da empresa em participar: “O Diário tem como um dos seus pilares a preocupação com o social e sempre estamos engajados com ações, projetos e políticas sérias que estejam comprometidas com esse tema”.
E demonstrou disposição para contribuir: “Estamos inseridos num ecossistema onde o clima e a sustentabilidade são vitais, sem eles não há futuro. Fazer parte do Movimento ODS é inspirador. Que nós possamos, junto com todos os envolvidos, trazer soluções para nossa comunidade e além”.
Continua depois da publicidade