Equipe

Ação na praia em Santos neste sábado busca identificar câncer labial entre ambulantes

Por estarem expostos ao sol cotidianamente, os ambulantes estão entre o público mais vulnerável a desenvolver câncer labial

Da Reportagem

Publicado em 27/05/2023 às 13:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os profissionais de Saúde Bucal vão percorrer a praia, entre o Novo Quebra-Mar, no José Menino, e o Aquário Municipal, na Ponta da Praia / Prefeitura de Santos/Divulgação

Continua depois da publicidade

Uma equipe de 40 cirurgiões dentistas está percorrendo, neste sábado, as praias de Santos na Campanha de Prevenção ao Câncer Labial voltada aos ambulantes que atuam na faixa de areia no Município.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por estarem expostos ao sol cotidianamente, os ambulantes estão entre o público mais vulnerável a desenvolver câncer labial, mas nem todos se protegem de forma correta. No caso de um diagnóstico de uma lesão ser tardio, o prognóstico é desfavorável, resultando em tratamentos mutilantes, paliativos e de alto custo para as unidades hospitalares e para planos de assistência médico-odontológicos. Por outro lado, quando o diagnóstico é feito nos estágios iniciais, o câncer labial pode ser considerado curável.

Continua depois da publicidade

Os profissionais de Saúde Bucal vão percorrer a praia, entre o Novo Quebra-Mar, no José Menino, e o Aquário Municipal, na Ponta da Praia, abordando os ambulantes, distribuindo material explicativo com cuidados de prevenção e proteção e uma avaliação da condição labial será realizada.

A ação contará ainda com uma unidade móvel localizada no canal 3 com a praia e os ambulantes com lesões observadas no lábio poderão fazer exames de diagnóstico e iniciar o tratamento imediatamente ou serem encaminhados para tratamento.

Continua depois da publicidade

Periodontista que atua no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Caio Roman-Torres conta que nessa mesma ação, realizada nas praias de Santos em 2019, foram entrevistados 140 ambulantes, sendo verificadas 45 lesões. No ano passado, a pesquisa foi feita em Guarujá e, dos 180 abordados, 40 apresentaram alguma lesão no lábio.

Segundo Roman-Torres, a ação deste ano foi aprimorada. “Por determinação do secretário de Saúde, Adriano Catapreta, também teremos um veículo à disposição para que, na hipótese de identificar uma suspeita de lesão em alguém que esteja longe da van que estará no canal 3, possamos deslocar essa pessoa para realizar o exame e propiciar o retorno para o seu local de trabalho”.

O periodontista destaca que o câncer labial tem como primeiro sintoma o ressecamento dos lábios e, posteriormente, o surgimento de feridas. “O uso de álcool e tabaco também contribui para o surgimento deste tipo de câncer”, ressalta. A prevalência é maior nas pessoas acima de 40 anos e entre homens (cerca de 80% dos casos).

Continua depois da publicidade

A Campanha é uma realização da Universidade Santo Amaro e conta com o apoio da Prefeitura de Santos, do Conselho Regional de  Odontologia-SP (Crosp), Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas (ABCD), Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS), Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon) e Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infantojuvenil (Abraccii).

 

 

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software