O Coração Em Paz

Ação do Coração lança sua 13ª edição durante cerimônia nesta terça

Ocasião marca ainda a divulgação do tema deste ano: O Coração Em Paz - Uma Ação Para Saúde Integral

Da Reportagem

Publicado em 19/03/2024 às 19:15

Atualizado em 19/03/2024 às 19:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Ação do Coração chega às sua 13ª edição / RAIMUNDO ROSA / PREFEITURA DE SANTOS

Continua depois da publicidade

A cerimônia de lançamento da 13ª edição da Ação do Coração, realização da Associação Eduardo Furkini, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos, será realizada nesta terça-feira, 19 de março às 19h30, no Teatro Municipal Brás Cubas (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias), em Santos (SP). A entrada é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não-perecível.  

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ocasião marca ainda a divulgação do tema deste ano: O Coração Em Paz - Uma Ação Para Saúde Integral. Já no palco apresentam-se grupo de música de câmara Família de Cordas Eduardo Furkini e as cantoras Paulah Gauss, Lídia Agia – acompanhada pela pianista Marcia Mendonça – e Didi Gomes. O ato “Uma Oração Pelo Paz”, do Movimento Interreligioso pela Cidadania completa a programação da noite de lançamento.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Verão do Coração anima Píer dos Apaixonados neste domingo (21), com música ao vivo, em SV

Ação do Coração recebe inscrições de voluntários

A partir do dia 19 também já será possível o cadastramento para novos voluntários e inscrição nos cursos gratuitos de geração de renda que a Associação Eduardo Furkini promoverá em Santos (SP) e Cubatão (SP) no decorrer da campanha. 

Continua depois da publicidade

"Este ano expandiremos as oficinas para os bairros e reforçaremos parcerias com as empresas e escolas. Com isso pretendemos levar aos trabalhadores e estudantes a experiência de materializar bons sentimentos em um coração de tecido, que permita acessar e melhorar o estado interno de quem confecciona", explica Claudia Maria Gonçalves, diretora da instituição.

Em Santos, Ação do Coração prepara sua 12ª edição para 6 de agosto

TEMA.
"Os recentes conflitos pelo mundo e a crescente intolerância com quem pensa ou age de forma diferente e, principalmente, a falta de empatia, nortearam minha escolha para esta edição. A ligação intuitiva entre o coração e a mente para aprofundar nossa ligação com os corações dos outros é essencial", comenta Alexandre Camilo, idealizador e organizador da campanha.

Continua depois da publicidade

Camilo ressalta que esta abordagem é inspirada em uma palestra do Prof. Gilberto Cury, fundador da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística. “Eu fiquei bastante impressionado com sua fala sobre os mais recentes estudos do Instituto HeartMath, que desenvolveu um sistema de ferramentas e tecnologias eficazes e com base científica para mostrar esta relação. E atualmente faz ainda mais sentido”, justifica.

Ação do Coração acontece neste domingo, na Praça Mauá, em Santos

Gilberto Cury, que já esteve no evento em 2019, retornará à campanha este ano. Ele apresentará a conferência “Cérebro/Coração E Os Benefícios Para a Saúde”, em data a confirmar.

Continua depois da publicidade

HISTÓRICO.
Em dez edições presenciais e duas online (2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19) a Ação do Coração reuniu mais de 240 mil pessoas e distribuiu mais de 1,3 milhão de corações confeccionados pelos voluntários, além de mais de 312 toneladas de alimentos, 81 mil brinquedos e 561 mil peças de roupas. Desde 2020 seu aplicativo oficial, disponível para celulares do sistema Android e IPhone, também recebe as doações.

A campanha foi criada por Alexandre Camilo em memória do irmão, o ator Eduardo Furkini (1979-2011) após terem presenciado juntos uma ação semelhante em uma viagem à Europa e projetarem realizá-la um dia no Brasil. Fundada em 2011, a Associação Eduardo Furkini é a realizadora da iniciativa desde então. Já o “Dia da Ação do Coração” integra o Calendário Oficial de Santos (Lei Municipal 2.884) desde 2012 e é celebrado em 2 de agosto.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software