O Fundo Social de Solidariedade de Santos recebeu, nesta terça-feira (16), uma doação de duas toneladas de alimentos não perecíveis / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Fundo Social de Solidariedade de Santos recebeu, nesta terça-feira (16), uma doação de duas toneladas de alimentos não perecíveis, parte do total arrecadado durante a 11ª edição da campanha Ação do Coração.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Os demais alimentos arrecadados, além de roupas, brinquedos e mais de 100 mil corações confeccionados em tecido, que são o símbolo da campanha, serão distribuídos nas próximas semanas entre 108 entidades que atendem famílias de Santos em situação de vulnerabilidade.
“É uma imensa felicidade quando vemos o resultado da campanha materializado em forma de alimentos. É um gesto que salva vidas”, comenta o idealizador da Ação do Coração, o ator e arte-educador Alexandre Camilo. Ele lembra a importância da retomada presencial do evento, que no último dia 7 de agosto reuniu cerca de 5 mil pessoas na Praça Mauá, em Santos, com extensa programação cultural e oferecimento de serviços gratuitos para a população.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a rede solidária de voluntários da Ação do Coração contempla comunidades em situação vulnerável na Baixada Santista e Vale do Ribeira, núcleos de oito estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Paraná) e ainda o Distrito Federal.
Histórico do evento
Nas nove edições presenciais já realizadas (de 2012 a 2019 e, neste ano, 2022), a Ação do Coração, realizada pela Associação Eduardo Furkini, reuniu 235 mil pessoas e distribuiu mais de 1,1 milhão de corações confeccionados por voluntários, além de mais de 206 toneladas de alimentos, 50 mil brinquedos e 260 mil peças de roupas. A iniciativa idealizada por Alexandre Camilo em memória do irmão, o ator Eduardo Furkini, teve origem em uma ação semelhante, que ambos presenciaram em uma viagem à Europa.
Continua depois da publicidade
Em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19, a campanha foi realizada online, com o lançamento de um aplicativo para o recebimento das doações. Desenvolvido pelo programador Igor Ponce, ele segue disponível para download gratuito nos sistemas Android, IOS e no site www.acaodocoracao.org.br.