A estimativa é de que os trabalhos comecem dentro de um mês e que o andamento seja similar às obras do Morro São Bento / DIVULGAÇÃO
Continua depois da publicidade
Um trecho de encosta na Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 1.973, no Morro do Fontana, será recuperado pela prefeitura de Santos. A obra, que visa a estabilização e proteção da encosta, abrange ainda a implantação de sistema de drenagem pluvial, devido aos deslizamentos que ocorrem na área.
A estimativa é de que os trabalhos comecem dentro de um mês com a limpeza geral, seguida da contenção simples com seu próprio material (retaludamento) e terraplenagem que soma 1.019m².
Continua depois da publicidade
Para garantir a estabilidade nesse local, serão empregadas, em conjunto, três soluções estruturadoras para morros, duas delas já empregadas em obras similares no Morro São Bento.
A área ainda contará com um sistema de drenagem composto por uma escada hidráulica de 68 metros, que ajudará a diminuir a velocidade da descida das águas das chuvas, evitando a erosão do solo.
Continua depois da publicidade
Serão implantadas caneletas no topo, meio e pé do talude (69 metros) além dos drenos horizontais profundos (430 metros) que retiram o excesso de água no interior, aliviando a pressão sobre a encosta.
A intervenção na área será gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações. A licitação para contratar a empresa que fará os serviços foi concluída. A TMK Engenharia S/A venceu a concorrência com o valor de R$ 1.287.928,86, incluindo material, mão de obra e equipamentos. Após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço, a empresa terá quatro meses para concluir os trabalhos.
Em março do ano passado foram resgistrados deslizamentos no Morro do Fontana. Desde então a prefeitura de Santos em conjunto da Defesa Civil têm realizados obras nos morros da cidade na tentativa de diminuir os riscos.
Continua depois da publicidade