CINEMA
Com abertura nesta quarta-feira (2), às 19h, no Teatro Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida), a 20ª edição do festival será marcada pela volta ao formato presencial
Festival terá exibição do longa 'Marte Um', de Gabriel Martins, filme que teve sua estreia mundial no Festival de Sundance e que vai representar o Brasil na disputa de uma das vagas, na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional do Oscar 2023 / DIVULGAÇÃO
Continua depois da publicidade
Nascido em 2002, de uma despretensiosa conversa entre o escritor José Roberto Torero e a atriz Bete Mendes sobre os caminhos do audiovisual no litoral paulista, e impulsionado pelos produtores culturais Toninho Dantas e Ricardo Vasconcelos - com apoio de Zita Carvalhosa, que na época dirigia o Festival Internacional de Curtas de São Paulo –, o Curta Santos - Festival de Cinema de Santos completa 20 anos.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Com abertura nesta quarta-feira (2), às 19h, no Teatro Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida), a 20ª edição do festival será marcada pela volta ao formato presencial e pela exibição do longa 'Marte Um', de Gabriel Martins, filme que teve sua estreia mundial no Festival de Sundance e que vai representar o Brasil na disputa de uma das vagas, na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional do Oscar 2023. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes, na bilheteria do Teatro.
PROGRAMAÇÃO.
As mostras oficiais começam a partir de quinta-feira (3), no Teatro Guarany: 'Olhar Brasilis', com 12 curtas-metragens de todo País; 'Olhar Caiçara', com 12 curtas-metragens produzidos na região da Baixada Santista; 'Videoclipe Caiçara', com 10 produções locais.
Continua depois da publicidade
Já as sessões especiais vão apresentar ao público produções recentes que foram bem recebidas pela crítica e em festivais pelo Brasil e exterior. As crianças também terão uma oportunidade de vivenciar o festival, com o segmento 'Curta Matinê', que desta vez exibirá na Vila Criativa da Vila Progresso e no Teatro Guarany o filme 'Tarsilinha', de Célia Catunda e Kiko Mistorigo, marcando também uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
O encerramento do Festival ocorre no dia 6 de novembro, com mais uma sessão especial, que apresentará o curta-documentário 'Lumière à Beira Mar: Uma História do Cine Arte Posto 4'.
Antes, serão conhecidos os filmes premiados nas mostras oficiais, que receberão o Troféu Maurice Lègeard nas seguintes categorias: Melhor Curta-Metragem, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia e Melhor Montagem (na Mostra Olhar Caiçara); Melhor Curta-Metragem e Melhor Direção (na Mostra Olhar Brasilis); Melhor Videoclipe (na Categoria Videoclipe Caiçara).
Continua depois da publicidade
Além disso, uma das parceiras do festival, a CiaRio (Centro de Estrutura Audiovisual), por meio da Naymovie, oferecerá o Prêmio Edina Fuji aos melhores filmes das categorias 'Olhar Brasilis' e 'Olhar Caiçara', que será R$ 10 mil em locação de equipamentos de iluminação e acessórios.
OFICINAS.
As oficinas formativas do festival também retornam ao formato presencial e desta vez contarão com três módulos, que serão realizados no Sesc Santos: 'Pílulas de Sangue – Um Panorama das Mulheres que Produzem Curtas Metragens de Horror no Brasil', com Beatriz Saldanha, no dia 4; 'O Som dos Filmes', com Fernanda Nascimento, no dia 5; 'Fake News – Muito Mais Antigo do Que Se Pensa', com Celso Sabadin, no dia 6.
O 20º Curta Santos - Festival de Cinema de Santos também disponibilizará conteúdo de maneira simultânea em seu canal no YouTube (www.youtube.com/festivalcurtasantos). Mais informações em www.curtasantos.com.br.
Continua depois da publicidade