Santos

1ª Festival Transformar acontece neste mês no Litoral de SP; veja a programação

Por meio da parceria com o Primavera Criativa, o Festival fará parte de sua programação, e santistas e turistas, entre outras atividades

Gabriel Fernandes

Publicado em 03/09/2024 às 20:50

Atualizado em 03/09/2024 às 23:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para esta 1ª edição, os expositores serão compostos por uma seleção de iniciativas parceiras, como a BaFu e BaFu Origens / Divulgação

Continua depois da publicidade

A primeira edição do Festival Transformar promete movimentar o Centro Histórico de Santos neste mês, entre os dias 20 a 22 e 26 a 29 de setembro. Com o intuito de divulgar os empreendedores de arte, design, moda e gastronomia que se preocupam com o meio ambiente e cuidam de todo o processo criativo e produtivo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Previsto para acontecer na Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92), o evento conta com mercado de criadores autorais, com comércio de produtos sustentáveis, rodas de conversa, exposições de arte, fotografia e design, além de música e gastronomia, com coletivos do Litoral de São Paulo e convidados de vários cantos do país. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do Litoral de SP sedia evento de literatura; veja tema e datas

• Feira de Economia Criativa, Empreendedorismo e Inovação promete transformar ideias

Para esta 1ª edição, os expositores serão compostos por uma seleção de iniciativas parceiras, como a BaFu e BaFu Origens, do curador e cenógrafo Cláudio Magalhaes, um evento colaborativo de criações autorais desenvolvida pelo Estúdio Casa Torta e realizado pela Reset.br, que através de experiências no varejo, oficinas, ocupações artísticas e mercados itinerantes promove a exposição de pequenos produtores. Ao todo, serão 35 marcas de design, moda, cosmética natural e vegana, gastronomia, e artes plásticas. 

Também estará presente a Feirinha da Ida, produzida pela jornalista e artista plástica Ida Feldman, que tem como objetivo a divulgação e comercialização de produtos do pequeno empreendedor autoral brasileiro, realizando suas ocupações em lugares icônicos e estratégicos da cidade de São Paulo, como o Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol, o Memorial da América Latina e o Museu da Língua Portuguesa. 

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de valorizar e impulsionar os produtores da Baixada Santista, o Festival Transformar selecionou 10 marcas e artistas do Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos do SEBRAE, que fazem parte do coletivo Feito em Santos" e poderão se beneficiar do ambiente de negócios do festival para a apresentação do resultado de seu programa. 

Por meio da parceria com o Primavera Criativa, o Festival fará parte de sua programação, e santistas e turistas, entre outras atividades, poderão utilizar as decorações floridas espalhadas pelas cidades como cenário para fazer belas fotos e espalhar a alegria da Primavera.

Música e Gastronomia

Como parte das atividades oferecidas para o público, o Festival Transformar trará apresentações musicais de artistas e djs da Baixada Santista que fazem sucesso mundo afora.

Continua depois da publicidade

Na área gastronômica, alimentos e bebidas in natura e processados, típicos de nossa região poderão ser degustados por quem visitar o evento.

Rodas de conversa
Entre as atrações do Festival Transformar, destaque para as rodas de conversa no espaço "Mar Aberto", com bate papos sobre Economia Circular, Design Colaborativo, Moda Sustentável e Upcycling e Sustentabilidade nos negócios entre outros temas relevantes na atualidade que serão apresentados por profissionais que fazem a diferença na prática, usando seu conhecimento como ferramenta ativa para um futuro mais inclusivo. 

"O intuito do Festival Transformar é apoiar fortemente a economia criativa e os movimentos regenerativos, focando no compromisso com a qualidade de vida associada ao fazer com identidade, respeito social e ao meio ambiente", destaca o criador e organizador do evento, Gabriel Del Corso. 

Continua depois da publicidade

Com mais de 100 eventos realizados no Brasil e no exterior, o empreendedor e produtor executivo explica que o Festival Transformar surgiu a partir de uma evolução de vários trabalhos realizados por ele ao longo de sua carreira. "A Baixada Santista com sua rica história e importância geográfica e que abrigam marcas dos mais variados segmentos, nos oferece a oportunidade de impulsionar muitos criativos e conectá-los com um mercado mais abrangente. As atividades propostas neste festival serão os elementos de conexão entre os produtores e os consumidores, onde a troca de experiências visa o crescimento de todos os participantes, gerando novas parcerias e consecutivamente oportunidades de negócios", destaca Gabriel. 

Zero de Carbono

Upcycling, Consumo Consciente e Inclusão Social e Cultural serão os temas condutores deste festival, desde a montagem de seus espaços expositivos até a criação de produtos, conteúdos e marcas a serem expostas e comercializadas. Além disso, o festival recebeu a Certificação de Evento Livre de Carbono. "Essa certificação é um passo importantíssimo para nós e para o público de até 7 mil pessoas que devem passar pelo evento, e inclui desde o consumo de água, energia, gestão e destinação correta de resíduos sólidos e orgânicos e a Neutralização de Carbono, através do plantio de árvores nativas da serra do mar, que será realizado pela IBDN- Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN)", enfatiza Gabriel.

Para a cenografia do festival, serão usados andaimes, com luzes de led penduradas, tapumes de construções, e a comunicação visual será feita com papel reciclado em formato de lambe lambe. 

Continua depois da publicidade

O Festival Transformar tem o patrocínio premium do Grupo Yaman, a colaboração Premium e a realização "Mar Aberto"do Senac. A realização e produção  Re-Set e da BaFu, realização do núcleo musical Coletivo Saruê e Quiron, com curadoria do produtor Diego Lopes e da intérprete Monna, realização do núcleo gastronômico Revista Nove e Guia de Bares e Restaurantes do jornalista Diego Brígido, curadoria de Moda pela arquiteta e artista plástica Flávia Dantas, Drinks e Bebidas ficam por conta de  Beg Gin, Cervejaria Burgman e Chopp Cerva. A divulgação é feita pela Elo Assessoria de Comunicação e pela agência de marketing digital Akazi Criativa. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santos, Fundação Arquivo e Memória de Santos, Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Sebrae, Instituto Supereco, Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), Estúdio Vertices, Ibis e Couto Materiais para Construção.

Serviço

FESTIVAL TRASNFORMAR
@festivaltransformar, @bafuorigens, @re.set.br

Onde: Casa da Frontaria Azulejada, 
Rua do Comércio, 92 - Centro Histórico - Santos 

Continua depois da publicidade

Dias e Horários:
Sexta Feira - 20 de setembro - 16 às 21h (inauguração)
Sábados - 21 e 28 de setembro 11h às 20h 
Domingos - 22 e 29 de setembro 11h às 18:30h
Quinta Feira - 26 de setembro 12h às 2h
Sexta Feira - 27 de setembro 12h às 21h

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software