Três homens são detidos em ação de invasão em Praia Grande / Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande
Continua depois da publicidade
A Guarda Ambiental de Praia Grande flagrou três homens destruindo uma área de proteção ambiental no Bairro Antártica, na tarde desta quinta-feira (17). Com eles também foram encontradas ferramentas usadas para o corte da vegetação, um pássaro preso em uma gaiola e pequena quantidade de entorpecentes. Os acusados foram encaminhados para a delegacia e enquadrados em crime ambiental.
O flagrante foi realizado graças ao sistema de videomonitoramento, que alertou a Guarda Ambiental sobre a ocorrência. O local do desmatamento fica ao lado de uma área invadida, no terreno conhecido como Calipal. Os guardas chegaram no momento em que os homens desmatavam o espaço. Cerca de 125m² de vegetação foram suprimidos e materiais para a construção de barracos, como telhas e madeiras, já estavam no local.
O pássaro da espécie coleirinha papa-capim macho, que estava em poder dos três homens, havia sido capturado recentemente. O animal passará por avaliação antes de ser solto nos próximos dias.
O inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Marques, informou que um dos indivíduos já é reincidente no crime de invasão. “Ele alegou que iria ocupar o lote para depois vender a área. Aqui no Município temos uma ação continua para evitar invasões e a população nos auxilia muito neste trabalho”.
Remoção de barraco
Uma outra equipe da Guarda Ambiental encontrou uma construção em andamento no Bairro Ribeirópolis. Ninguém estava no local no momento em que a equipe chegou. O desmatamento foi localizado durante o patrulhamento. O local é uma das 18 áreas “congeladas” no Município.
Áreas congeladas são locais invadidos, cujos moradores foram cadastrados pela Secretaria de Habitação e aguardam a inclusão em programas habitacionais do Município. Essas áreas são constantemente monitoradas por câmeras, imagens de satélites e drones.
Denúncias sobre desmatamento podem ser realizadas por meio do telefone 153.
Comissão
A Prefeitura de Praia Grande conta com uma Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação. O principal objetivo é identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços e também das famílias ocupantes. O órgão é composto por representantes das secretarias de Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Sema), Urbanismo (Seurb), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), além da Procuradoria Municipal.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade