Covid-19

Trabalhadores da saúde acima de 50 anos já podem tomar a vacina bivalente

Imunizante estará disponível no Cemas, no fim de semana, e nas Usafas, na segunda-feira

Da Reportagem

Publicado em 30/03/2023 às 13:41

Compartilhe:

A vacina bivalente (Pfizer) estará disponível a partir deste sábado (1º) / Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande

Os trabalhadores da saúde acima de 50 anos já poderão receber a vacina  bivalente (Pfizer) contra a covid-19 em Praia Grande, já a partir  deste sábado (1º). O imunizante estará disponível no Cemas (Centro de  Especialidades Médicas e Ambulatoriais) no final de semana (dias 1 e  2), das 9 às 15 horas. O polo de vacinação fica na Rua Thomé de Souza,  1.313, Bairro Aviação. A partir de segunda-feira (3), a vacina estará  disponível nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade, das  9 às 16 horas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Para receber a vacina bivalente, é preciso ter concluído pelo menos o  esquema primário composto por duas doses, conforme orientações do  Ministério da Saúde. Além disso, a última dose da vacina contra a Covid-19 (independentemente de ser esquema primário ou reforço) deverá  ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses.

Conforme determinação do Governo do Estado para fins de vacinação, são  considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em  estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam  profissionais ou equipe de apoio. São considerados os seguintes  estabelecimentos: hospitais, consultórios médicos, laboratórios de  análises clínicas, farmácias, consultórios odontológicos, centros  médicos, centros de diagnósticos terapêuticos e estudantes da área da  saúde em estágio.

Documentação

Os trabalhadores de saúde acima de 50 anos deverão  levar o comprovante de vacinação das doses anteriores, documento  oficial com foto, CPF e comprovante de residência. É preciso ainda  apresentar documento do conselho de classe (se houver) ou comprovante  que vincula o trabalhador com a instituição de saúde (declaração do  empregador, carteira de trabalho ou holerite, por exemplo). Estudantes  da área da saúde em estágio deverão apresentar declaração da  instituição ou do campo de estágio.

A vacinação dos demais públicos continua disponível normalmente na  Cidade. Confira abaixo as doses indicadas para as diversas faixas  etárias:

- 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos;
- 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos;
- 1º reforço para pessoas acima de 5 anos;
- 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre  12 e 17 anos;
- 3º reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos;
- Vacina bivalente: trabalhadores da saúde acima de 50 anos,   gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos  acima de 12 anos.

Para informações sobre a lista de documentos e outras informações sobre a covid-19 acesse: www.praiagrande.sp.gov.br/coronavirus.

Outras vacinas

O Cemas continua disponibilizando para a população  imunizantes contra a meningite, HPV, além das demais vacinas de rotina  do calendário anual de vacinação e que são fundamentais para o pleno  desenvolvimento das crianças e adolescentes.

No caso da meningite, a vacinação segue destinada ao público de  crianças menores de 5 anos. Já a vacina meningocócica ACWY continua  sendo ofertada para quem tem 11 e 12 anos e, até junho de 2023, também  para adolescentes de 13 e 14 anos, conforme orientação do Ministério  da Saúde.

A vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano,  que pode causar câncer) é destinada atualmente para quem tem de 9 a 14  anos. Também estarão disponíveis vacinas de rotina do calendário anual  (poliomielite, sarampo, hepatite, entre outras).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

iFood divulga processo seletivo para diversos cargos; veja como participar

Oportunidades de emprego atendem profissionais com ou sem experiência e para toda as regiões do Brasil

Diário Mais

Aves piromaníacas podem causar incêndios florestais; entenda

A informação faz parte de um estudo e foi publicada no periódico científico Journal of Ethnobiology

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter