Esse número representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), disse nesta sexta (3/1) que cerca de sete mil pessoas foram atendidas nos três prontos-socorros da cidade nas últimas 48 horas com queixas referentes à virose que se espalha pelo litoral paulista.
A afirmação de Mourão foi feita em entrevista à Rádio Bandeirantes. Esse número representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
Continua depois da publicidade
Em nota, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande confirmou que as unidades de urgência e emergência estão realizando atendimentos relacionados a casos de virose com maior frequência nesses primeiros dias de 2025.
O número de casos total, no entanto, não foi confirmado pela secretaria.
Continua depois da publicidade
A virose é como se chama qualquer doença causada por um vírus que nem sempre pode ser identificado, embora os mais comuns sejam provocados por adenovírus e rotavírus. As principais viroses são respiratórias oe gastrointestinais.
A transmissão ocorre pelas vias respiratórias, a partir de gotículas expelidas por tosse ou espirro, ou pelo consumo de alimentos contaminados por bactérias e outros microrganismos.
Veja, abaixo, como se prevenir das viroses que têm assustado moradores e turistas no litoral paulista, segundo orientação do Governo de São Paulo:
Continua depois da publicidade
O tratamento mais recomendado para casos do tipo é manter a hidratação constante. A necessidade de hospitalização é rara.
É indicado que se vá a um hospital em caso de evacuações muito frequentes e líquidas, dificuldade na hidratação com vômitos que não cedem, pele e boca secas e dificuldade em urinar.
Nenhum medicamento deve ser tomado sem indicação médica.
Continua depois da publicidade