Praia Grande

Sesap faz mais de 360 testes rápidos e exames de tuberculose no Terminal Tatico

A mesma ação será realizada no Terminal Tude Bastos, no dia 30

Da Reportagem

Publicado em 25/09/2023 às 12:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O imunizante previne a tuberculose e está sendo aplicado em todas as USFs, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande totalizou 364  atendimentos entre testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C e  coletas de exames de tuberculose no último sábado (23), no Terminal  Tatico, no Bairro Mirim. A ação visa conscientizar a população sobre a  importância da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis  (ISTs) e da tuberculose. No próximo dia 30, a mesma atividade será  realizada no Terminal Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os profissionais de saúde do Município também distribuíram  aproximadamente 500 preservativos, além de material informativo sobre  as doenças. Os técnicos ainda orientaram os usuários e trabalhadores  do transporte público sobre métodos de prevenção das ISTs e da  tuberculose.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• PAT de Praia Grande tem 40 vagas de emprego disponíveis

• Ipem-SP realiza Operação Litoral em Santos, Praia Grande e Caraguatatuba

• Ladrões assaltam loja de salgados e saem comendo coxinha em Praia Grande

As equipes do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro  de Referência e Atendimento a Tuberculose e Hanseníase (CRATH)  conduziram os trabalhos. Os casos positivos serão encaminhados para as  unidades de saúde especializadas para acompanhamento e tratamento  adequado.

Tais ações estão relacionadas com o item 3 dos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas  (ONU). Nele é determinado acabar, como problema de saúde pública, até  2030, com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária, hepatites  virais, doenças negligenciadas, doenças transmitidas pela água,  arboviroses transmitidas pelo aedes aegypti e outras doenças  transmissíveis.

Continua depois da publicidade

Referência

O Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP)  de Praia Grande disponibiliza preservativos e testes rápidos para HIV,  sífilis e hepatites B e C gratuitamente, além de encaminhar pacientes  para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Ambos os  equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar, no Bairro  Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de  segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.

O SAE é referência em Praia Grande, reunindo médicos, enfermeiros,  psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids,  hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Continua depois da publicidade

Ao longo de todo o ano, a equipe do Programa Municipal de IST/Aids e  Hepatites Virais também realiza um trabalho de conscientização e  testagem no Município, com ações pontuais e campanhas em vários locais  e eventos, como as Sextas Musicais, com distribuição de preservativos  masculinos e femininos, materiais informativos e oferta de testes  rápidos.

CRATH

O Centro de Referência e Atendimento a Tuberculose e  Hanseníase (CRATH) realiza um atendimento especializado das duas  doenças, oferecendo doses supervisionadas e medicamentos para  tratamento em casa. O CRATH atua em conjunto com as Unidades de Saúde  da Família (Usafas), que também fazem testes, orientam e encaminham os  pacientes para o tratamento. O CRATH fica na Avenida Presidente  Kennedy, n° 16.616, Bairro Real.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software