O evento é voltado para comerciantes com o objetivo de aumentar o número de locais de entrega voluntária / Foto: Bidvine/Pexels
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) em parceria com a PROLATA Reciclagem realiza no mês de setembro um workshop que irá explicar a importância do recolhimento pós-consumo, das embalagens de latas fornecidas, como: lata de tinta, tinner, massa corrida, milho e embutidos em geral. O evento é voltado para comerciantes com o objetivo de aumentar o número de locais de entrega voluntária. O encontro será realizado no dia 25 de setembro das 14h30 às 17h no Teatro de Bolso Leni Morato, localizado dentro do Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão).
Atualmente existem 15 pontos de recolhimento espalhados na Cidade, com a divulgação do projeto a SEMA espera que não apenas lojas de tintas, mas também comércios alimentícios possam ser usados como pontos de entrega voluntária, garantindo a destinação final adequada das embalagens de aço.
Continua depois da publicidade
Quem for comerciante e desejar saber mais do projeto e se tornar um ponto de entrega, pode entrar em contato com a SEMA pelo telefone 3496-5733 ou 3496-5731.
Sobre a PROLATA – associação sem fins lucrativos, criada em 2012, uma iniciativa da ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) e com coordenação e patrocínio conjunto com a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas de resíduos.
Continua depois da publicidade
Em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o sistema de logística reversa de embalagens de aço compreendido pelo Prolata implica na adoção das seguintes ações:
- Atuação em parceria com cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis;
- Instalação de pontos de entrega voluntária para recepção dos materiais devolvidos pelos usuários;
- Estruturação de centros de recebimento de forma a viabilizar o recebimento de embalagens de aço descartadas em grandes volumes.
Nos últimos 5 anos, o Programa Prolata realizou a destinação ambientalmente adequada de mais de 31 mil toneladas de embalagens de aço pós-consumo, deixando de emitir quase 118 mil toneladas de gases de efeito estufa (CO2) na fabricação de novo aço.
Continua depois da publicidade
A prefeitura de Praia Grande vem trabalhando para divulgar as ações voltadas a logística reversa em todo município, entre elas podemos destacar: o Termo de Cooperação de Logística Reversa com a Prolata e a Reciclanip (logística reversa de pneus), parceria com a Cargill (logística reversa de óleo comestível SEDUC/APM), além dos ecopontos que recebem pilhas e eletrônicos com envio as Cooperativas do município.
Continua depois da publicidade