Além dos agentes agindo nas ruas, também será utilizado o sistema de monitoramento por câmeras / Divulgação
Continua depois da publicidade
Praia Grande contará com um esquema especial de segurança durante o feriado prolongado em comemoração à Padroeira do Brasil. Esta semana, uma reunião foi realizada entre os representantes da área de Segurança Pública da Cidade para acertar os detalhes das ações.
Estão previstas forças-tarefas entre as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil, além de outras secretarias municipais como Urbanismo (Seurb) e Trânsito (Setran). O objetivo é atuar em várias frentes, como perturbação do sossego, infrações de trânsito, descumprimento às regras de prevenção à Covid-19 (principalmente uso de máscara e aglomerações) e eventuais delitos como furtos e roubos.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, a GCM, por exemplo, estará com todo seu efetivo nas ruas. “Além disso, há a previsão de apoio de equipes de batalhões especializados da Polícia Militar, vindos da Capital”. O efetivo total da GCM é de cerca de 400 integrantes.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Além dos agentes agindo diretamente nas ruas, a cidade ainda conta um sistema de monitoramento por câmeras. Atualmente, são 2.925 equipamentos instalados estrategicamente em vários pontos da Cidade e capazes de identificar placas de carros e até rostos. Pelo Centro Integrado de Comando e Ações Especiais (Cicoe) é possível monitorar todas as câmeras e acionar as equipes da GCM e da PM, de acordo com as demandas.
O Cicoe funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município. Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição.
Continua depois da publicidade