Praia Grande

Eleições 2024: Saiba quais são as propostas de Alberto Mourão para Praia Grande

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Luana Fernandes

Publicado em 30/08/2024 às 13:02

Atualizado em 23/09/2024 às 15:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Alberto Mourão (MDB) concorre a Prefeitura de Praia Grande pela quarta vez / Divulgação

Continua depois da publicidade

Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Danilo Sugoi para Praia Grande

• Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Pai Roblez para Praia Grande

• Saiba mais sobre os bens declarados dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Desta forma, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Alberto Mourão (MDB) que tenta voltar para a cadeira do Executivo de Praia Grande. Através da coligação “Juntos por Praia Grande”, que une os partidos PSB, Republicanos, PP, MDB, PSD, PRD, DC, AGIR e PRTB, o então deputado federal tenta o posto de chefe da cidade pela quarta vez. 

Confira as propostas de Alberto Mourão para Praia Grande

Diário do Litoral - Quais são os planos do candidato para a Saúde?

Alberto Mourão: “Tenho certeza que é possível trabalhar por uma saúde pública mais acolhedora, ágil e eficiente e vou priorizar isso. Vamos ampliar o atendimento de especialidades médicas; implantar o Hospital do Câncer e do Coração; ampliar leitos no Hospital Irmã Dulce; criar o Sistema de entrega de Remédio em Sua Casa; ampliar as vagas para hemodiálise com o novo prédio Nefro; retomar convênios com clínicas e hospitais para aumentar a oferta de consultas e exames médicos; instalar um Centro de Terapias Contínuas para pessoas com deficiência, TEA e Síndrome de Down; utilizar aplicativos de mensagem para avaliar a qualidade do atendimento em saúde e agilizar o agendamento de consultas; aumentar os atendimentos no AME; implantar o novo Centro de Atenção à Saúde da Mulher; aprimorar o sistema de atendimento dos Pronto- Socorros; humanizar o atendimento em todas as unidades e cuidar dos nossos pets com a construção do Pronto Atendimento Pet 24 horas e abrigo para os animais abandonados”.

Continua depois da publicidade

DL - E para a Educação? O que está planejado?

Mourão: “A educação é o caminho para qualquer Cidade. Investir em educação é investir no presente e no futuro da Nação. Por isso, esta área sempre será prioridade. Vamos trabalhar para que a educação municipal volte a ser referência na Baixada e País. Vamos ampliar as vagas em creches e escolas municipais; aperfeiçoar o ensino regular e das pessoas com deficiência, atendendo às necessidades de suporte; trabalhar para a ampliação de vagas na ETEC e FATEC; buscar parcerias para mais oportunidades de ensino superior; iniciar a implantação de energia solar nas escolas para instalar  ar condicionado; ofertar novos cursos profissionalizantes; intensificar ações de combate ao bullying nas escolas; reativar o programa “De Olho no Futuro”, com exames oftalmológicos e entrega de óculos, além de acompanhamento com fonoaudiólogo para os alunos; ampliar os programas relacionados ao uso de novas tecnologias; e realizar busca ativa de pessoas analfabetas para ofertar ensino e qualificação profissional”.

DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?

Mourão: “Projetos sustentáveis, arborização e campanhas de conscientização são fundamentais. Um problema que afeta o meio ambiente é o descarte incorreto de lixo. Vamos implantar lixeiras subterrâneas nos centros comerciais e praia; instalar câmeras nos pontos de descarte ilegal de lixo; e para incentivar a reciclagem, estudaremos a possibilidade de desconto no IPTU na troca de recicláveis; aprimorar o funcionamento dos Ecopontos, Rapa-treco e coleta de lixo. Vamos intensificar a limpeza urbana e retomar o Praia Limpa dá Pé, de conscientização e limpeza da praia. Vamos ampliar a arborização e implantar placas de energia solar em espaços públicos. Vamos modernizar o sistema de interceptação de galerias de águas pluviais que extravasam na praia; reativar o Caça Esgoto; remover o transbordo do Glória para um local distante da área urbana e implantar novas cooperativas de reciclagem e cooperativa para restaurar móveis e equipamentos, uma ação sustentável e que estimula a economia circular”.

DL - O que o candidato planeja para Mobilidade Urbana?

Mourão: “Praia Grande se desenvolve em ritmo acelerado. É o Município que mais cresce na Região. A infraestrutura deve acompanhar esse crescimento e vou trabalhar para garantir isso. Entre as nossas propostas, está a intensificação da parceria com o Governo do Estado para início da ligação do VLT de São Vicente até Praia Grande; realizar a troca gradativa da frota de ônibus por veículos elétricos e fazer um rearranjo das linhas municipais, tornando mais rápido o deslocamento a partir da implantação do VLT; também vamos fazer novos pontos de ônibus com melhor cobertura, WIFI e iluminação; buscar alternativas para melhorar o trânsito no viaduto Samambaia; fazer a abertura da Marginal na altura do viaduto da curva do S; promover melhorias nos semáforos da Cidade para dar mais fluidez no trânsito; e buscar novas alternativas para o trânsito da rotatória Boqueirão. Ampliaremos as ciclovias e estamos atentos para buscar soluções para reduzir acidentes na Via Expressa, em especial com motos”.

Continua depois da publicidade

DL - O que está planejado para Segurança caso retorne ao Executivo nos próximos anos?

Mourão: “Segurança pública terá uma atenção especial na gestão. Vamos trabalhar com inteligência e tecnologia em ações estratégicas no combate à criminalidade. Está entre as propostas, intensificar o patrulhamento e operações da GCM e da PM nos bairros; criar instrumentos para o enfrentamento dos furtos e roubos;  implantar 2 mil novas câmeras de vigilância; trocar lâmpadas comuns por LED, aumentando quase 3 vezes mais a iluminação em toda a cidade; ampliar a frota da Guarda Municipal e modernizar equipamentos; intensificar trabalho com o Governo do Estado para aumentar o efetivo da PM; intensificar ações para realizar internação de dependentes químicos, tirando essas pessoas das ruas e reduzindo o consumo de drogas e a sensação de insegurança dos moradores; e também seguir trabalhando pela delegacia da mulher 24 horas. Além disso, diante das tantas reclamações sobre excessos de som alto, a Prefeitura vai intensificar o trabalho de orientação, conscientização e divulgação da ‘Lei do Silêncio’”.

DL - O candidato tem planos para a pasta de Emprego?

Mourão: “Praia Grande vai continuar sendo a Cidade que mais cresce na Baixada Santista e com qualidade de vida. Para fortalecer a geração de empregos, vamos estimular a vinda de novas empresas para a Cidade, com incentivos e com o compromisso de contratar mão de obra daqui; também vamos qualificar os moradores com cursos profissionalizantes em diversas áreas, com base na pesquisa de vocações dos estudantes e na necessidade do mercado de trabalho regional; oferecer apoio e incentivos para o munícipe empreender com sucesso e estimular a economia criativa; incentivar a contratação de Pessoas com Deficiência em empresas; instalar uma unidade do SENAC; implantar Hub de Inovação (empresas e startups trabalhando no mesmo ambiente, com acesso a contatos, investidores e mentorias); estimular a instalação de data centers; elaborar estudos para implantação de um porto offshore no Município e manter a força de trabalho dos ambulantes, com proteção e valorização da classe”.
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software