A Prefeitura de Praia Grande, no litoral paulista, renovou o convênio com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP) / DIVULGAÇÃO | PMPG
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Praia Grande, no litoral paulista, renovou o convênio com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP). A parceria foi inicialmente firmada em dezembro de 2021 e teria validade até dezembro de 2022. Com o sucesso dos trabalhos, ambos os órgãos decidiram manter ativo o termo de cooperação. O objetivo é fortalecer trabalhos já existentes na cidade e evitar fraudes.
Os corretores atuam na fiscalização de conjuntos habitacionais entregues por meio de programas sociais, em Praia Grande. A comercialização, sublocação ou qualquer outro tipo de negociação desses imóveis caracteriza fraude e o proprietário pode ser obrigado a devolver a unidade.
O convênio também fortalece as ações do Programa Bolsa Moradia, que é o atendimento habitacional provisório do Município, por meio de concessão de benefício financeiro para complementar a renda familiar na cobertura de despesas com moradia.
Para o secretário de habitação, Anderson Mendes, o convênio com o Creci é fundamental para reforçar a fiscalização nos conjuntos habitacionais. “Os técnicos do Creci que ajudam no nosso trabalho são importantes para que possamos exercer o papel fundamental que é a justiça habitacional, com a recuperação das unidades habitacionais daqueles que não cumpre as cláusulas contratuais”.
A Prefeita Raquel Chini comentou sobre os bons resultados para a municipalidade. “O termo de cooperação é de interesse público e tem proporcionado ao Município uma melhor assessoria técnica para as atividades que necessitam de avaliação do Creci sobre procedimentos administrativos”.
Dados
Atualmente o Município tem 25 conjuntos, e mais de 2 mil unidades para fiscalizar e manter em ordem. A fiscalização é um trabalho que o Creci já exerce, porém, com a parceria, o conselho terá acesso a mais informações desses beneficiários e mais poder para reverter situações irregulares.