Praia Grande

Praia Grande realiza operação Escola Segura

Patrulhamento é feito nas 156 unidades de ensino da Cidade

Da Reportagem

Publicado em 17/04/2023 às 19:43

Compartilhe:

Objetivo é reforçar o patrulhamento nas escolas e garantir mais segurança e tranquilidade ao alunos, pais e profissionais da Educação / Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande

Uma grande operação envolvendo as forças de segurança de Praia Grande está sendo realizada ao longo desta semana nas 156 unidades de ensino públicas e privadas. A operação 'Escola Segura' teve início na manhã desta segunda-feira (17) com o objetivo de reforçar o patrulhamento nas escolas e garantir mais segurança e tranquilidade ao alunos, pais e profissionais da Educação.

Ao todo, cerca de 70 viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Trânsito e polícias Militar e Civil se dividem no patrulhamento das escolas municipais, estaduais e particulares, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, as equipes estão percorrendo as unidades desde o primeiro horário de entrada dos alunos até o último horário de saída. "Esse reforço nas escolas teve início após a ocorrência em Blumenau e, esta semana, será intensificado com o apoio das polícias Civil e Militar e equipes de Trânsito. Estamos conversando com a direção das escolas, mantendo um contato direto para que pais, alunos e funcionários se sintam seguros".

O esquema de segurança chamou a atenção positivamente de Ana Carolina Ignácio Francisco Santos, moradora do Bairro Quietude, quando ela foi deixar o filho Ricardo, de 3 anos, na Escola Municipal Professora Esmeralda dos Santos Novaes logo pela manhã. Ela contou que estava preocupada com as informações que circulavam sobre ameaças a escolas e, consequentemente, com a segurança do filho. "Foi muito bom poder deixar meu filho na escola hoje com mais tranquilidade. Isso deixa as mães mais seguras".

A subcomandante do 45º Batalhão de Polícia Militar de Praia Grande, major Regiani Rocha Souza Pereira, destacou a importância da integração entre as forças de segurança da Cidade. "Essa presença é fundamental. Estamos patrulhando todas as unidades e atentos a todas as informações".

Câmeras É importante lembrar ainda que Praia Grande conta com um importante reforço: a tecnologia. Todas as unidades de ensino do Município contam com câmeras de monitoramento, além de alarmes e botão de pânico físico. Além disso, a Prefeitura já está desenvolvendo outros recursos para que funcionários acessem um botão de pânico virtual, que poderá ser acionado à distância, e também um canal de comunicação online para a população acionar a GCM.

O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) também está com atenção especial às unidades escolares de modo a identificar qualquer movimentação atípica.

A Administração Municipal também está adquirindo 49 câmeras fixas e 23 Domos (com zoom e giro de 360º) para reforçar a segurança no perímetro externo das escolas estaduais.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Litoral de SP sedia 'Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias'; veja como ajudar

O objetivo é promover um grande mutirão de coleta de resíduos e a atividade é aberta para participação de voluntários

Cotidiano

Estudo registra mais de 200 baleias-franca percorrendo litoral brasileiro; entenda

A temporada de reprodução das baleias-franca no litoral sul do Brasil começou em julho e segue até novembro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter