A meta da Administração praia-grandense é implantar um banner com o título “Empresa Fácil” no portal da Prefeitura / John Schnobrich/Unsplash
Continua depois da publicidade
Praia Grande é uma Cidade em constante desenvolvimento, que registra um alto número de novos empreendimentos comerciais por ano. Facilitar o acesso aos serviços de abertura de empresas está entre os objetivos da Administração Municipal. A intenção é inovar e investir em tecnologia a serviço do cidadão e, para isso, as Secretarias de Finanças (Sefin) e Urbanismo (Seurb) analisam a implantação do software “Empresa fácil”, que permitirá a abertura de empresa, encerramento e recadastramento em até 24 horas. Entre os destaques, a ferramenta digital vai permitir que o própriocidadão analise a viabilidade da atividade econômica no setor que ele pretende abrir, tudo sem burocracia.
Além de facilitar o serviço ao munícipes, empreendedores, contadores e empresários, a novidade vai proporcionar agilidade no trabalho dos servidores responsáveis pelo trabalho de abertura de empresas (da Sefin), bem como dos funcionários responsáveis pela fiscalização de comércio da Cidade (Seurb).
Continua depois da publicidade
A meta da Administração praia-grandense é implantar um banner com o título “Empresa Fácil” no portal da Prefeitura. Ao acessar, o munícipe contará com diversos serviços relacionadas ao tema. Na solicitação, além de preencher o formulário, será possível anexar documentos e corrigir quando necessário. Após todos os dados preenchidos, os setores responsáveis da Prefeitura analisarão, darão o encaminhamento necessário, e o cidadão terá retorno rápido.
De acordo com o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a intenção da Sefin é facilitar o acesso a informações e garantir agilidade e eficiência dos serviços municipais aos contribuintes. “A Prefeitura de Praia Grande tem investido em inovações tecnológicas e serviços digitais desde o início do ano, e essa nova ferramenta vem ao encontro desse serviço ágil e eficiente que buscamos. A ideia é que ao invés de acumular os processos físicos, o serviço seja feito simultaneamente, em forma de um guichê virtual. O contador, ou empreendedor poderá interagir com a Sefin em tempo real, de casa ou do escritório, basta enviar os documentos solicitados. O principal destaque é a facilidade e agilidade que o serviço vai proporcionar ao munícipe que precisa do serviço de abertura ou regularização de empresas. Nosso principal objetivo é melhorar o atendimento, cumprindo a meta do plano de governo de desburocratizar os serviços públicos”.
Continua depois da publicidade
Para o secretário de Urbanismo, Luis Fernando Félix de Paula, além de facilitar muito o trabalho dos servidores tanto da Sefin quanto os fiscais da Seurb, que terão acesso aos dados e informações do estabelecimento através de QR Code, os maiores beneficiados serão os munícipes e contribuintes, que terão facilidade na abertura de empresas. “Hoje o serviço é feito de forma presencial ou existe a opção de acessar o requerimento no site, imprimir, digitalizar novamente e enviar via email, ou seja, é burocrático e leva tempo, a intenção é proporcionar agilidade na resposta ao serviço”.
Continua depois da publicidade