As atividades especiais têm início no dia 06 de setembro e são gratuitas / Fred Casagrande/ Prefeitura de Praia Grande
Continua depois da publicidade
Os 200 anos da Independência do Brasil terão uma programação cultural especial em Praia Grande. Para comemorar o bicentenário, a Secretaria de Cultura e Turismo prepara um espetáculo produzido pelo Núcleo Artístico Palácio das Artes, “Cartas de Leopoldina – A Mãe da Independência”, e duas exposições, “Independência e Arte” (em parceria com a Secretaria de Educação) e “Doce Liberdade”. As atividades especiais têm início no dia 06 de setembro e são gratuitas.
O espetáculo “Cartas de Leopoldina – A Mãe da Independência” mostra a visão de Leopoldina, casada com D. Pedro I e princesa regente do Brasil na época, contando à família sobre sua chegada ao Brasil e a relação com a família real portuguesa e o povo brasileiro. As cartas da princesa mostram que ela teve importante papel para que o país conseguisse sua independência. Com cerca de 20 atores, a peça terá ingressos distribuídos antecipadamente no Palácio das Artes, a partir de 29 de agosto, com apresentações de 06 a 09 de setembro (às 20 horas).
Em parceria com a Secretaria de Educação, a exposição “Independência e Arte” trará desenhos e esculturas sobre a Independência feitos pelos alunos da rede municipal de ensino. Os artigos ficarão expostos na Galeria Nilton Zanotti até o dia 1º de outubro, com visitação gratuita aos moradores e turistas de Praia Grande.
Já o Museu da Cidade promoverá uma reflexão, por meio de imagens e artigos, sobre a relação da mulher com a Independência, apresentando que, nos bastidores do marco histórico, muitas delas foram importantes naquele contexto predominantemente masculino.
O secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, comentou sobre a programação preparada: “Além do entretenimento, a cultura também tem esse caráter educativo. É uma celebração histórica importante, em que o público poderá conferir produções culturais gratuitas de Praia Grande para entender um pouco mais sobre os 200 anos da Independência. Fica o nosso convite a fim de que todos prestigiem essas atrações gratuitas”.
Continua depois da publicidade