Objetivo é democratizar o acesso à internet, ampliando as oportunidades de aprendizado, trabalho e entretenimento para a população / Amauri Pinilha/PMPG
Continua depois da publicidade
A partir desta quarta-feira (3), a Prefeitura de Praia Grande avança no projeto de implantação de wi-fi gratuito para os munícipes e passa a disponibilizar mais cinco pontos de acesso em locais públicos da cidade. O primeiro a ser contemplado é a Praça Portugal, no Bairro Guilhermina, já nesta quarta.
A medida vem sendo estudada desde o ano passado por técnicos da Secretaria e Planejamento (Seplan) e o acesso já era possível em alguns serviços públicos da Secretaria de Assistência Social (Seas), como unidades do PIC e Café, Cras e Conviver, porém apenas para os usuários destes serviços.
Continua depois da publicidade
De acordo com a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo, o objetivo é democratizar o acesso à internet, ampliando as oportunidades de aprendizado, trabalho e entretenimento para a população. “É mais um passo para ampliar a cidadania digital e contribuir para o desenvolvimento econômico da Cidade”. Ela observou ainda que a Prefeitura segue na busca de recursos para que toda a Praia Grande seja atendida.
A Praça Portugal é o primeiro local contemplado com o projeto, atendendo a população, turistas e os permissionários que frequentam a feirinha.
Continua depois da publicidade
Em breve, a implantação ocorrerá nos ginásios Magic Paula e Canto do Forte, no Centro de Excelência de Judô João Carlos Ribeiro Manso Júnior e na Praça Nossa Senhora de Fátima, estando dessa forma disponíveis nos bairros Guilhermina, Antártica, Canto do Forte, Tupi e Caiçara.
O Wi-fi PG é um serviço de internet sem fio, de acesso livre e gratuito, oferecido pela Prefeitura de Praia Grande e integra o e-PG, que se trata de um conjunto de ações necessárias à construção da trilha de transformação digital do Município, conforme diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, de forma a desburocratizar e aprimorar os serviços e fortalecer a transparência pública. O e-PG é desenvolvido por técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan). Entre as ações, destaque para a criação de uma plataforma única de governo digital para a disponibilização de informações institucionais, notícias e prestações de serviços públicos.
Continua depois da publicidade