Saúde

Praia Grande imuniza contra a covid-19, gripe e poliomielite neste sábado

Cemas estará aberto das 9 às 15 horas

Da Reportagem

Publicado em 02/09/2022 às 10:32

Atualizado em 02/09/2022 às 10:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para a vacinação, é fundamental que a criança esteja acompanhada dos  pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária / Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande

Continua depois da publicidade

Neste sábado (3), a Prefeitura de Praia Grande vai realizar a  imunização da população contra a covid-19, gripe e poliomielite. O Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação) estará aberto das 9  às 15 horas para atender os munícipes que ainda não tomaram suas doses.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem como público-alvo crianças de 1 ano até menores de 5 anos de idade. O  responsável deverá levar a criança neste sábado até o Cemas com um  documento da criança e a caderneta de vacinação em mãos. O  encerramento da Campanha está previsto para 9 de setembro.

Covid-19 – Praia Grande está aplicando a primeira dose para crianças  de 3 a 4 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.  Para a vacinação, é fundamental que a criança esteja acompanhada dos  pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária:

- Documento de identidade do responsável;
- Comprovante de residência em nome do responsável;
- Documento de identidade da criança (RG ou certidão de nascimento);
- Caderneta de vacinação da criança;
- Cartão do SUS da criança;
- CPF da criança (se possuir);
- Documento que comprove a comorbidade ou deficiência (quando for o caso);
- Pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br (preferencialmente).

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são: Doenças  Cardiovasculares, sendo: Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e  Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes  coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doença  da aorta, dos grandes vasos e fistolas arteriovenosas, Arritmias  cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e  Dispositivos cardíacos implantados. Além de: Diabetes mellitus,  Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente,  Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e  órgão alvo, Doença Cerebrovascular, Doença renal crônica,  Imunossuprimidos, Anemia falciforme, Obesidade mórbida, Síndrome de  Down, Cirrose Hepática, HIV.

Demais grupos – O Município segue aplicando a quarta dose da vacina  contra a covid-19 para as pessoas acima de 30 anos, indivíduos  imunossuprimidos maiores de 18 anos e profissionais da saúde. É  necessário ter tomado a terceira dose há, no mínimo, quatro meses.

Já a terceira dose está disponível para maiores de 12 anos de idade,  desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses.  Maiores dos 5 anos que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante  ou não completaram o esquema vacinal também poderão receber a vacina.

Documentação 4ª dose – As pessoas acima de 30 anos deverão levar o  comprovante de vacinação com a terceira dose contra a covid-19  realizada há, no mínimo quatro meses, além de documento pessoal e  comprovante de residência. Pessoas imunossuprimidas precisarão  apresentar laudo ou receitas que comprovem a condição de saúde.

Os trabalhadores da saúde deverão levar o comprovante de vacinação com  a terceira dose contra a covid-19 realizada há, no mínimo quatro  meses, além de documento pessoal com foto, CPF e documento do conselho  de classe (se houver). É preciso ainda apresentar a cópia de  comprovante que vincula o trabalhador com a instituição ou empresa em  que trabalha (declaração do empregador, carteira de trabalho ou  holerite, por exemplo).

Gripe – A vacinação contra a gripe permanece disponível a todos os  munícipes a partir dos seis meses de idade e o imunizante será  oferecido enquanto durarem os estoques.

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para  se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra  arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para  tomarem a vacina contra a influenza.

Usafas – De segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, a vacinação  contra a gripe e covid-19 acontece nas 30 Unidades de Saúde da Família  (Usafas).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software