O morador de Praia Grande que necessitar de atendimento odontológico deve procurar a unidade em que está cadastrado / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
De maneira lúdica e animada, profissionais de odontologia da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande estão visitando as escolas municipais para um trabalho de orientação e avaliação junto aos alunos. O objetivo é reforçar a importância de cuidar dos dentes e da boca desde pequenos para evitar as cáries e outras doenças bucais.
Os alunos da Escola Municipal Arquiteto Oscar Niemeyer, no Bairro Princesa, receberam nesta segunda-feira (22) uma palestra educativa sobre como escovar os dentes corretamente, com direito a um treinamento de escovação acompanhado pelas dentistas, que também entregaram uma escova nova para cada aluno. Também foi feita a avaliação bucal dos pequenos. Os casos que indicarem a necessidade de tratamento deverão ser direcionados para a Unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro.
“Nós fazemos uma atividade educativa com as crianças e explicamos sobre a importância do cuidado com a saúde bucal e da escovação. Com materiais lúdicos, fazemos também um treino de escovação para a criança aprender o modo certo de escovar, a quantidade de pasta de dente. Tudo isso tem de ser demonstrado para que a criança também possa ser um agente multiplicador e levar isso para a sua família”, explica a cirurgiã-dentista Leila Kayoko Seki Yonamine.
A ação é contínua e conduzida pelas cirurgiãs-dentistas da equipe de Prevenção em Saúde Bucal da Sesap, em parceria com os residentes em odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Município. “Nós temos o apoio de um residente de odontologia acompanhando as nossas ações nas escolas e também nas Usafas, pois são eles que fazem o tratamento dentário nas crianças”, completa Leila.
A professora Silvia da Silva Augustinho, da Escola Municipal Arquiteto Oscar Niemeyer, destacou a importância da parceria entre a Educação e a Saúde para esse trabalho de prevenção. “É muito importante ter esse cuidado, porque os alunos saem daqui sabendo como escovar os dentes e levando essa informação para a família. Nós ainda mandamos uma devolutiva para os pais, reforçando a importância desse cuidado com os dentes”, conta.
Atendimento – O morador de Praia Grande que necessitar de atendimento odontológico deve procurar a unidade em que está cadastrado. As 30 Usafas contam com cirurgião-dentista e algumas delas possuem ainda residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande que atuam junto a esses profissionais.
Caso haja a necessidade de um atendimento mais especializado, o paciente poderá ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com estomatologista, endodontista, periodontista, cirurgião bucomaxilo. O CEO está localizado dentro Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim.
Programa de Residência – Um dos grandes diferenciais que colocam Praia Grande como referência na área da Saúde são os seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Medicina da Família e Comunidade de Praia Grande. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde (MS), por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade. Desde 2016, já foram formados mais de 170 especialistas na área.
O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos, que contam com atividades teóricas e práticas nas Usafas-escola (Unidades de Saúde da Família), formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional (enfermagem, fisioterapia, odontologia e psicologia).
Continua depois da publicidade