COMBATE À POLUIÇÃO

Praia Grande chama atenção para o Dia do Combate à Poluição

Data é comemorada dia 14 e tem por objetivo conscientizar a população

Da Reportagem

Publicado em 13/08/2022 às 08:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Praia Grande chama atenção para o Dia do Combate à Poluição / Pexels /Akil Mazumder /CreativeCommons

Continua depois da publicidade

No dia 14 de agosto é celebrado, em todo Brasil, o Dia do Combate à  Poluição, e a data tem por objetivo alertar a população sobre a  problemática da poluição dos espaços em que vivemos. A Secretaria do  Meio Ambiente de Praia Grande (Sema), por sua vez, trabalha  constantemente, desenvolvendo atividades com o intuito de trazer cada  vez mais essa questão ambiental à tona e tornar o nosso meio ambiente  num espaço melhor, estreitando essa relação de cuidado e consciência  junto à população, através de ações realizadas constantemente.

É com esse intuito de mitigar ações poluidoras e também de  conscientizar a população praia-grandense para a adoção de hábitos que  melhorem a qualidade de vida como um todo que a Sema trabalha. Ao  longo do ano, diversos temas são abordados, por exemplo, o descarte  correto de resíduos sólidos, desde os resíduos orgânicos até os  resíduos da construção civil (RCC) passando por resíduos recicláveis,  as diretrizes da lei de sons e ruídos, o programa Esgoto Certo em  parceria com a Sabesp, a fiscalização da emissão de fumaça preta pelos  veículos municipais, dentre muitas outras ações.

“Importante frisar que a Sema trabalha em conjunto com outras  Secretarias Municipais e conta com a parceria de outras instituições  ligadas ao tema. Nossa equipe está empenhada na busca de soluções que  tornem o município cada vez mais sustentável. Essas ações são  realizadas constantemente e precisamos que toda a população esteja  engajada e consciente sobre as questões ambientais”, destacou o  Secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Martins.

É válido enfatizar que devido ao seu empenho, o município ganhou pela  segunda vez o selo de Certificação do Programa Município Verde Azul  (PMVA), prêmio dado para os municípios líderes do ranking do Programa,  isso porque a cidade atingiu uma determinada pontuação por ter  colocado em prática ações relacionadas a preservação do meio ambiente  e consequentemente o combate à poluição. O PMVA é um programa criado  em 2007, que tem como finalidade medir e apoiar ações ecológicas,  descentralizar a agenda ambiental estadual estimulando as prefeituras  a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

O fenômeno da poluição surge através das atividades humanas e é o  principal responsável pela degradação do ambiente em que vivemos,  prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar de toda a população.  Existem diversos tipos de poluição sendo as principais: poluição das  águas, poluição da atmosfera, poluição do solo, poluição sonora e  visual, e é obrigação de todos cuidar e fiscalizar as ações para que  tenhamos um meio ambiente melhor.
 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software