ANIVERSÁRIO

Praia Grande celebra 57 anos acelerando no desenvolvimento

Somente para os próximos anos, em empresas já anunciadas, a projeção é de criação de 20 mil empregos

Da Reportagem

Publicado em 19/01/2024 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Município tem grandes perspectivas de crescimento, o que atrai cada vez mais investidores e moradores / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

Praia Grande se destaca no cenário nacional com ritmo acelerado no desenvolvimento econômico, fruto de investimentos ao longo dos últimos anos da Administração Municipal em infraestrutura, mobilidade urbana, oferta de serviços públicos e ações de promoção à qualidade de vida. O Município tem grandes perspectivas de crescimento, o que atrai cada vez mais investidores e moradores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Somente para os próximos anos, em empresas já anunciadas, a projeção é de 20 mil empregos. Entre os mais recentes empreendimentos inaugurados estão o Mercado Atacadista Tenda e o Centro Comercial, ambos no Bairro Aviação; Hospital Transmontano, Guilhermina; Centro de Distribuição na Leroy Merlin, no Glória; Hipermercados, Caiçara e Mirim; entre outros.
Praia Grande é o 4º destino mais procurado por turistas do Brasil e 2º no Estado, recebendo cerca de 2 milhões de visitantes na alta temporada, além de aproximadamente 300 mil pessoas em finais de semanas e feriados.

O crescimento populacional é pouco mais de 6 mil novos moradores ao ano, segundo dados do IBGE. Entre suas principais matrizes econômicas está o turismo, com elevado índice de imóveis na Cidade que são de veraneio, o que também gera emprego durante todo ano em diversos setores, como a área condominial.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Assuntos Institucionais (SEAI), com base em dados do CAGED, durante a temporada de verão, de dezembro a fevereiro, Praia Grande tem um aumento de 30% na geração de empregos no comércio e serviços.

Outro fator importante decorrente da atração de visitantes e crescimento da atividade econômica é o aumento da arrecadação de ISS em aproximadamente 25% e de ICMS em cerca de 50% em relação à média de todo ano, de acordo com informações da Secretaria de Finanças (Sefin). Com isso, a Prefeitura pode investir ainda mais em infraestrutura e oferta de serviços à população.

O comércio nos bairros também se destaca e ganha força. Centros comerciais se multiplicam em todas as regiões. Destaque para os existentes nos bairros Boqueirão, Ocian, Samambaia, Caiçara, Vila Sônia, Canto do Forte (Avenida Marechal Mallet é o maior centro gastronômico da Cidade e referência na região), Quietude, Melvi, entre outros. 

Continua depois da publicidade

Restaurantes.

Com a revitalização da orla e um novo projeto, os antigos quiosques subutilizados, com falta de manutenção e que, em sua maioria, permaneciam mais tempo fechados sem contratação efetiva de funcionários, deram espaço a 11 modernos restaurantes pé na areia, em confortáveis acomodações que funcionam como referência turística. São cerca de 60 novos empregos diretos e indiretos por 
restaurante.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software