Os pais e responsáveis que ainda não se sentirem seguros em levar as crianças, podem optar por permanecer com as atividades remotas / Felipe França / Prefeitura Municipal de PG
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Educação (Seduc) deu início, nesta segunda-feira (4), à 3ª fase do Plano de Retomada das Aulas Presenciais. Foi o primeiro dia com 100% da capacidade de alunos nas 77 escolas da rede municipal.
Apesar da nova fase, o retorno não é obrigatório. Os pais e responsáveis que ainda não se sentirem seguros em levar as crianças, podem optar por permanecer com as atividades remotas.
Continua depois da publicidade
Desta forma, as aulas presenciais vão acontecer quatro vezes na semana. No quinto dia, os professores atenderão aos alunos que continuam a acompanhar as atividades de forma remota.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Com o avanço para nova etapa, a Secretaria de Educação retorna com o período de quatro horas aula para turmas de Infantil I e II, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já a creche funcionará no período parcial de 5 horas e também 4 dias, para garantir a higienização.
O retorno das atividades de Complementação Educacional também é destaque nessa fase do plano de retomada. O uso das quadras esportivas será permitido para a realização das aulas de educação física, com todos os cuidados tomados pelos professores durante as atividades. Entretanto, eventos escolares que promovam aglomeração ainda continuam suspensos.
A retomada das aulas presenciais se faz necessária por diversos motivos. “Entendemos que os pais pediram essa retomada, mesmo sendo quatro dias na semana e um dia remoto. A volta dessa rotina é importante porque o aluno tem a necessidade de estar dentro da sala, de interagir com os colegas e professores; isso é primordial para o psicológico tanto dos alunos como dos professores”, afirmou a subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira.
Continua depois da publicidade
CUIDADOS.
Com o retorno da capacidade total de alunos, os cuidados com os protocolos de biossegurança redobraram, a fim de proporcionar um ambiente mais seguro para crianças e docentes. “Com essa retomada, redobramos os cuidados com os protocolos de segurança que começam desde a entrada da escola, dentro das salas de aula e nos corredores, com a disponibilização de álcool em gel; procuramos também manter o distanciamento entre os alunos nas salas e na hora da alimentação, e reforçar o uso de máscara da forma adequada”, explicou Marilena.
Continua depois da publicidade