Praia Grande

Piscina municipal preocupa mãe em Praia Grande

Há dois anos - início de 2020 - o equipamento esportivo em que fica a piscina foi reentregue à comunidade pela Prefeitura após passar por revitalização completa

Carlos Ratton

Publicado em 24/08/2022 às 07:00

Compartilhe:

Pintura das grades nas aulas prejudicou alunos e acompanhantes / Divulgação

A maior piscina municipal de Praia Grande - coberta e aquecida, com 25 metros, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco com a Rua Gilberto Fouad Beck, no Bairro Mirim - não está em condições de atender crianças. A informação é de Jéssica Amaral Cuoco Dias que, recentemente, teve que medicar sua filha, após a aula, por conta de uma dor de ouvido em função da baixa temperatura da água.

"Não estava tendo aulas por conta de uma reforma. Imaginávamos que iriam repor os pisos que estavam faltando na piscina, entre outros detalhes, mas não ocorreu e as aulas retornaram ontem com a piscina faltando azulejos, empoeirada e sem aquecimento. As crianças não estavam aguentando o gelo e começaram a sair. Minha filha fez 15 minutos de aula e saiu com dor nos dois ouvidos. Depois, um outro menino menor saiu com dor de cabeça. A água estava muito gelada".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Vale lembrar que há dois anos - início de 2020 - o equipamento esportivo em que fica a piscina foi reentregue à comunidade pela Prefeitura após passar por revitalização completa. Segundo divulgado pela Administração, houve melhorias da cobertura, revisão geral no sistema hidráulico, calhas, rufos e condutores, criação de novo banheiro para os funcionários, pintura geral, aplicações de resinas, adaptações de alvenaria, revestimentos, trocas de portas, reparos na carpintaria e novo paisagismo. Tudo seguindo orientação da Federação Paulista de Natação.

"Estavam pintando a grade que fica em volta da piscina e o cheiro de tinta era fortíssimo. Até mesmo a mãe de uma amiguinha da minha filha, que tem rinite, estava passando mal com cheiro. Ou seja, se estava nessas condições, por que voltar as aulas? Minha filha já teve problemas sérios de pneumonia. E se ela ficar doente novamente? Quem vai arcar com tudo isso?", completa Jéssica.

A mãe alega que outras se mostraram preocupadas com a saúde dos filhos e disseram que iriam ligar na Ouvidoria Pública. "Mas não adianta só isso. Precisamos nos manifestar para aprenderem a ter respeito com nós e nossas crianças. Isso foi muita sacanagem. Sair da minha casa pra levar minha filha a aula de natação pra dar nisso no que deu", lamenta.

Outra mãe, Nayla Siene, diz que sua insatisfação quanto as aulas oferecidas pela Prefeitura é a manutenção do prédio, tendo em vista os dois meses sem aulas. "Deixaram para fazer de última hora, sem contar que muita coisa não foi feita. A piscina ainda está faltando azulejos onde oferece risco para as crianças. A recuperação da grade de proteção estava sendo feita durante a aula. E o mais absurdo de tudo foi não sermos notificados de que a piscina estava sem aquecimento. Só fomos saber disso depois que muitas crianças desistiram da aula por não suportar a agua gelada", afirma, elogiando os professores: "são extremamente atenciosos e prestativos", finaliza.

DUAS

Praia Grande conta com duas piscinas públicas. Os espaços operam com a capacidade máxima de munícipes (somados são mais de mil pessoas). A piscina menor, dentro da sede da SEEL, localizada na Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupiry, com entrada pela Rua João Balbino Corrêa, s/nº), é coberta e aquecida de 12 metros. O local conta com vestiários próprios e adaptados para pessoas com deficiência, materiais específicos para a prática da hidroginástica, sistemas de som e ventilação.

PREFEITURA

A SEEL informa que a temperatura da água da piscina é controlada constantemente e explica ainda que normalmente ela é mantida na temperatura de 28° C. Porém, devido à necessidade de pintura do telhado, foi necessário o desligamento temporário do aquecedor, que ficou funcionando temporariamente em 26,5° C na segunda-feira (22).

O aquecedor já foi religado e a temperatura normalizada. A SEEL se coloca à disposição dos atletas, estudantes e responsáveis para tirar dúvidas sobre a situação, assim como também sobre o serviço prestado na área de esportes em toda Cidade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Motoristas têm dificuldade até a Capital; veja trechos

De acordo com informações da Ecovias, o Sistema Anchieta-Imigrantes tem 8 km de congestionamento

Cotidiano

Medo do trânsito? Veja as condições da saída de Praia Grande

O Diário do Litoral utiliza aplicativos de monitoramento do trânsito, como o Waze, para te atualizar sobre o fluxo de veículos na região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter