Praia Grande

PG credencia prestadores de serviços da Saúde e amplia atendimentos

Atualmente, a Administração Municipal tem uma ampla rede com 58 prestadores de serviços credenciados junto à Secretaria de Saúde Pública

Da Reportagem

Publicado em 19/10/2023 às 09:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Com recursos próprios, a Prefeitura adotou a medida para aumentar o número de consultas, exames e cirurgias / Fred Casagrande/PMPG

Continua depois da publicidade

Praia Grande tem investido de maneira maciça na Saúde para garantir cada vez mais acesso da população aos diversos serviços. Uma das ações de destaque nesse aspecto que tem beneficiado os munícipes é o credenciamento de prestadores particulares de serviços de Saúde como hospitais, clínicas e laboratórios. Com recursos próprios, a Prefeitura adotou a medida para aumentar o número de consultas, exames e cirurgias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Atualmente, a Administração Municipal tem uma ampla rede com 58 prestadores de serviços credenciados junto à Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. Isso permite uma maior oferta nas consultas de especialidades, além de menor tempo de espera para a realização de inúmeros exames, bem como o atendimento até mesmo de demandas de média e alta complexidade, cuja demanda depende em grande medida do Governo do Estado.

No âmbito das cirurgias eletivas, por exemplo, a Cidade conta não só com o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) e o Pronto-Socorro Central, que realiza procedimentos ambulatoriais. A Prefeitura também possui parcerias com a Santa Casa de Santos, o Instituto Mendonça Costa e o Hospital Igesp Litoral. Inaugurado em abril, o moderno equipamento hospitalar praia-grandense do Grupo Transmontano tem absorvido demandas importantes do Município, colaborando para reduzir o tempo de espera de inúmeros procedimentos. Todos esses esforços elevaram a quantidade de procedimentos realizados em 2023. Somente no primeiro semestre, foram cerca de 8 mil cirurgias, 144% a mais do que no mesmo período em 2022.

Um dos serviços que tiveram acréscimo de oferta na rede são os relacionados à oftalmologia. Além do Centro Oftalmológico, situado no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas), a Sesap tem credenciadas diversas clínicas que realizam consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. Resultado disso pode ser visto nas cirurgias de catarata. A Cidade efetuou mais de mil procedimentos deste tipo, zerando a fila de espera desta especialidade, inclusive, contemplando pacientes que aguardavam a cirurgia na lista do Governo do Estado.

“O incremento na quantidade de cirurgias eletivas, incluindo os procedimentos de catarata, ofertadas para a população tem ocorrido devido ao aumento dos investimentos feitos pela Administração Municipal nessa área. Estamos cumprindo mais uma das metas do Plano de Governo da prefeita Raquel Chini e, com recursos próprios, oferecendo mais acesso à população praia-grandense aos serviços de alta complexidade”, afirma o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Pesquisa de Satisfação – O impacto positivo dessa política pode ser visto junto à população beneficiada. A Sesap realizou pesquisa recente de satisfação por telefone por meio da central telefônica Acolhe PG (162, opção 3) e detectou que 82% dos entrevistados atendidos na rede credenciada fizeram avaliação positiva do serviço.

“A pesquisa de satisfação reforça o quanto é acertada a política de credenciamento de serviços em saúde, um importante instrumento visando a integralidade da assistência à população. Trata-se de uma ferramenta moderna e de referência no país no sentido de ofertar mais serviços de especialidades, exames e procedimentos”, destaca o subsecretário de Planejamento em Saúde, José Isaías Costa Lima.

Saúde Complementar – O estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada na área da saúde pública é uma prática prevista no Sistema Único de Saúde (SUS) e conhecida como Saúde Complementar. Conforme o artigo 199, inciso 1º, da Constituição Federal, é possível a participação da iniciativa privada de forma complementar ao SUS, ampliando a oferta dos serviços em benefício público.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software