Praia Grande

Palácio das Artes, em PG, é iluminado com roxo e laranja para conscientização de doenças

Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia são as doenças 'em foco' com a iluminação

Da Reportagem

Publicado em 13/02/2023 às 12:23

Compartilhe:

Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia são as doenças 'em foco' com a iluminação / Reprodução/Prefeitura de Praia Grande

O Complexo Cultural Palácio das Artes, em Praia Grande, estará com sua fachada iluminada durante todo o mês de fevereiro nas cores roxo e  laranja. A escolha busca conscientizar e combater as doenças Lúpus (doença inflamatória crônica de origem autoimune), Fibromialgia (dor  musculoesquelética que afeta várias áreas do corpo, sendo uma  síndrome, de caráter crônico, e etiologia desconhecida) e Alzheimer (demência neurodegenerativa em pessoas de idade), representadas pelo  roxo, e Leucemia (células brancas do sangue afetadas por um grupo de  cânceres), pela cor laranja.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, é  importante iluminar o prédio público com as causas consideradas mais  relevantes para a sociedade. “As pessoas passam muitas vezes  despercebidas pelo local por conta da correria diária, mas com as  cores diferenciadas buscam saber o motivo dessa iluminação. É uma  forma de darmos visibilidade para temáticas importantes ao longo do  ano”, conta o responsável da pasta.

Outras causas, por exemplo, já ganham o devido destaque durante os  meses do ano. Podemos citar entre elas: o ‘Maio Amarelo’ traz uma  campanha em prevenção aos acidentes de trânsito; o ‘Outubro Rosa’ busca combater e diagnosticar para que haja tratamento precoce ao  câncer de mama; o ‘Novembro Azul’ aborda a prevenção ao câncer de próstata.

Praia Grande possui uma ampla rede de saúde pública para  atender os munícipes com algumas dessas enfermidades. A porta de entrada na Cidade é a Unidade de Saúde da Família (Usafa) em que a  pessoa está cadastrada. As equipes de saúde da família desenvolvem inúmeras ações de promoção e prevenção, práticas integrativas e outros  atendimentos para o bem-estar da população, prestando assistência à saúde continuada, integral e abrangente em todas as fases da vida.

Caso a pessoa precise de um atendimento mais especializado, o paciente  é encaminhado pela equipe para a rede de especialidades do Município, o que inclui as clínicas credenciadas. Para pacientes oncológicos, o encaminhamento é feito para a rede de alta complexidade do Governo do Estado e o atendimento ocorre por meio da Rede Hebe Camargo, responsável pelo tratamento oncológico.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Cidade do Litoral de SP recebe relíquias da maior santa dos tempos modernos

Ação também contará com carreata, missas e vigília

Diário Mais

'Semana do Cinema' terá ingressos por apenas R$ 12,00; confira dicas

Diário do Litoral separou algumas dicas de filmes que poderão ser conferidos pelo valor promocional

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter