Cirurgias eletivas são aquelas que podem ser agendadas sem a necessidade de urgência / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
Começou no sábado (1°) o atendimento voltado a pacientes da rede pública de Saúde no Hospital Igesp, em Praia Grande. A instituição particular atendeu cerca de 60 pessoas que estão na fila para cirurgias eletivas de hérnia e vesícula biliar. Os pacientes apresentaram exames, realizaram procedimentos no local e já saíram com previsão de data das cirurgias. Esta foi a primeira etapa de atendimentos realizadas na instituição particular por meio de parceria firmada com a Prefeitura de Praia Grande.
Cirurgias eletivas são aquelas que podem ser agendadas sem a necessidade de urgência. Na primeira etapa do atendimento os pacientes conversaram com médicos especializados em Cirurgia Geral. Foram avaliados e puderam tirar dúvidas antes dos procedimentos. As cirurgias ocorrerão ainda neste mês.
Continua depois da publicidade
Uma das pacientes atendidas foi a aposentada Teresa Cristina da Rocha Turelli, de 69 anos, moradora do Bairro Ocian, que aguardava a cirurgia na vesícula biliar há cerca de 1 ano. “Tenho a recomendação médica de me operar. A oportunidade de fazer esse procedimento em um hospital novo, com toda a estrutura como este, é ótima. Estou adorando o atendimento”.
A dona de casa, Angelice Alves Reis Modesto, de 52 anos, mora no Bairro Ribeirópolis e iniciou na Usafa a realização dos exames para operar uma hérnia. “Essa é a primeira vez que recebo atendimento neste hospital. Fui bem tratada e gostei muito da oportunidade de fazer minha cirurgia no hospital novo”.
Continua depois da publicidade
De acordo com a representante do Igesp, a Dra Elis Regina Granzaotti, antes de chegar a esta consulta, os pacientes foram atendidos na rede pública de Saúde e tiveram indicação para cirurgia. “Os nossos médicos avaliaram os pacientes e fizeram uma checagem dos exames realizados para garantir que entrem no protocolo de cirurgia segura, conforme determinações do Ministério da Saúde. Depois o paciente segue para a central de agendamento e será informada a data da sua cirurgia”.
O atendimento foi realizado no ambulatório do Hospital Igesp. A próxima etapa de atendimentos está prevista para ser realizada daqui a duas semanas. Os pacientes serão chamados pela rede pública municipal.
A prefeita Raquel Chini visitou a unidade durante o atendimento aos pacientes e destacou que esta é só a primeira de muitas etapas que virão. “Eu fico muito feliz de ver que as pessoas estão sendo bem atendidas. A parceria só beneficia os moradores da Cidade, agilizando seus procedimentos cirúrgicos que vão melhorar a qualidade de vida. Com mais este atendimento conseguiremos diminuir a fila de espera e agilizar as cirurgias eletivas de nossa população”.
Continua depois da publicidade