Praia Grande

No Dia Mundial da Bicicleta, PG conta com a maior quantidade de ciclovias da Baixada Santista

No total, são 98,9 km de malha cicloviária. Data é celebrada em 19 de abril

Da Reportagem

Publicado em 18/04/2022 às 13:00

Compartilhe:

O Município já recebeu cinco vezes o troféu  "Cidade Amiga da Bicicleta" / Foto: Prefeitura de Praia Grande

A Cidade de Praia Grande investe constantemente em vias exclusivas para a  utilização de ciclistas, como forma de incentivar o uso da bicicleta  como meio de transporte, melhorando as condições de saúde das pessoas,  trazendo benefícios ao meio ambiente e à mobilidade urbana.  Atualmente, o Município conta com 98,9 km de ciclovias e ciclofaixas,  número que a destaca como a maior malha cicloviária da Baixada  Santista e uma das principais em todo o País. E neste Dia Mundial da  Bicicleta, celebrado em 19 de abril, a Cidade se destaca com esta  infraestrutura, que não se resume somente a vias exclusivas a  ciclistas, mas também a ações logísticas, atividades educativas e  prêmios ganhos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


A Secretaria Municipal de Trânsito de Praia Grande (Setran) estima que  um terço da população possua bicicleta e que a utilize como meio de  transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de  alta temporada de verão, fora do período de pandemia, quando Praia  Grande é uma das cidades mais visitadas de todo o País, segundo  pesquisa do Ministério de Turismo, esse número aumenta ainda mais.

De acordo com o secretário de Trânsito, José Américo Franco Peixoto,  estas vias exclusivas para uso das bicicletas oferecem um ambiente  seguro aos ciclistas. “Ao separá-los das vias destinadas aos veículos  automotores, reduz também o número de acidentes. Além disso, garante  melhorias muito importantes para a mobilidade urbana de Praia Grande”.

Amiga da Bicicleta

O Município já recebeu cinco vezes o troféu  “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela própria  Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro pelo  Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o  evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. Em  2014 pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e  Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo no 1º Congresso de  Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista. E em 2016,  durante o II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, na cidade de  Santos. Na ocasião, a Prefeitura também recebeu a medalha “Cláudio  Clarindo 2016”, entregue para técnicos e ativistas na área.

Sinalização

A Prefeitura está também readequando as vias exclusivas  para bicicletas, seguindo o novo Manual de Sinalização Cicloviária do  Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tem como objetivo evitar  acidentes. Os primeiros equipamentos a serem reestruturados na Cidade  ficam na Avenida Irmãos Adorno, no Bairro Sítio do Campo; e na Rua  Odette Salimão, na altura da Avenida do Trabalhador, no Bairro  Antártica, e nas Ruas Coelho Neto e Graça Aranha, Bairro Solemar.

As ciclovias dos locais estão ganhando trechos na cor vermelha, na  altura dos cruzamentos viários, aumentando a visibilidade dos  condutores de veículos que passam pela via. Além disso, o equipamento  está ganhando também sinais de sentido de circulação viária e  identificações sobre o uso exclusivo de bicicletas na via.

Bike Legal

Com o auxílio de óculos de realidade virtual, estudantes  de Praia Grande podem vivenciar situações reais do dia a dia do  trânsito, com orientações sobre atitudes viárias mais seguras, dentro  do projeto Bike Legal. O projeto, que envolve estudantes do 6º ao 9º  ano do Ensino Fundamental, foi temporariamente paralisado durante a  pandemia.

Durante a ação, os estudantes podem embarcar em uma bicicleta fixa e,  com o uso de equipamentos de realidade virtual, visualizam uma  simulação em 3D, gravada em locais reais da Cidade. Ao vestir os  óculos, os usuários têm a sensação de estarem montados na bicicleta,  pedalando na ciclovia, e ao longo do trajeto situações vão sendo  apresentadas, onde o condutor precisa reagir de forma segura.

Ciclista Cidadão

O projeto, iniciado em setembro de 2011, consiste  no cadastro de proprietários de bicicletas da Cidade realizado após  colagem de adesivo numerado nos veículos. Com as informações  levantadas, a Setran está mapeando o perfil dos ciclistas da Cidade e  direcionando de forma mais efetiva as ações de trânsito no Município.

Os adesivos numerados do projeto Ciclista Cidadão foram confeccionados  com material de alta aderência e reflexivo, que além de identificar os  ciclistas ainda servem como elementos refletivos, tornando o veículo mais visível durante a noite. Atualmente, o sistema conta com dados de  mais de 19 mil ciclistas da Cidade.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Conheça os principais brinquedos que estarão no parque temático da Cacau Show

Unidade deve ser construída em Itu, SP, e deve ser maior do que o Beto Carrero

Cotidiano

Travessia de balsa será interditada no Litoral de SP; veja horários e alternativas

Em suma, a tubulação será transportada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter