Praia Grande

Nasce a primeira filha de refugiados afegãos em Praia Grande

Parto da menina ocorreu nesta quinta-feira (27) no Hospital Municipal Irmã Dulce

Da Reportagem

Publicado em 31/07/2023 às 11:32

Compartilhe:

A criança é uma menina e nasceu com 2,9kg e 47cm / Reprodução/PMPG

Um momento de muita alegria em Praia Grande. Nasceu no Município o primeiro filho de uma família de refugiados afegãos que estão hospedados na Cidade desde o dia 30 de junho. O parto aconteceu no Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) na manhã desta quinta-feira (27).

A criança é uma menina e nasceu com 2,9kg e 47cm. Ela e a mãe seguem sob acompanhamento das equipes de saúde da Maternidade do Hospital e passam bem. A prefeita Raquel Chini estava no dia na unidade acompanhando as obras de reforma do HMID e, ao saber da notícia, fez questão de visitar os pais afegãos e a criança praia-grandense.

“Para nós é uma alegria muito grande ver a chegada de mais uma vida, ainda mais para essa família de afegãos que passou por momentos tão difíceis. Conversei com os pais da criança e eles estavam muito felizes e agradecidos por todo o atendimento que o Município tem prestado para os refugiados desde a chegada deles. Praia Grande é uma cidade acolhedora e nós seguiremos assistindo essas famílias enquanto elas estiverem em nossa Cidade”, destacou a prefeita.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, também comentou sobre a chegada da mais nova praia-grandense. “Nós tivemos uma surpresa muito boa que foi o nascimento do bebê de uma refugiada no Hospital Irmã Dulce. Elas foram bem acolhidas pelos nossos profissionais, tanto que a equipe do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) que acompanha os afegãos elogiou como todos estão sendo atendidos e acolhidos em Praia Grande”, disse.

A mãe chegou ao Brasil já grávida e, desde a sua instalação na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no Bairro Solemar, recebeu todo o suporte e acompanhamento dos profissionais da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município. Inclusive, a refugiada afegã passou em consulta de pré-natal na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Solemar, que é o equipamento municipal indicado para atendimentos mais básicos e de rotina.

Atendimentos – A Prefeitura de Praia Grande segue prestando todo o apoio para os refugiados afegãos que estão hospedados na Cidade. Desde a chegada dos afegãos no Município, na noite do dia 30 de junho, a Sesap já realizou cerca de 250 atendimentos de Saúde. Foram vacinadas 75 pessoas com imunizantes contra covid-19, sarampo e pólio. A equipe efetuou 80 atendimentos médicos e de enfermagem, com as demandas de baixa complexidade orientadas a buscar a continuidade do atendimento na Atenção Primária.

Também foram feitos 44 testes rápidos de sífilis e de HIV, além de outros atendimentos, como exame de tracoma (doença inflamatória ocular), coleta de exames de fezes para monitoramento de poliomielite e cólera (todos negativos), avaliação bucal e ações de prevenção de cáries. Também foi feita a confecção do Cartão Nacional de Saúde para o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando mais de 130 documentos, além de cadastro no sistema municipal de informação para acesso aos serviços de Saúde da Cidade.

Pela proximidade com a Colônia de Férias, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Solemar é o equipamento municipal indicado pela pasta. Já a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia é a referência no acolhimento dos pacientes que necessitam de atendimento emergencial.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter