CULTURA

Inspirado em Luiz Gonzaga, espetáculo infantil 'Procurando Luiz' chega a Praia Grande

Montagem, vista até o momento por mais de 25 mil pessoas, será encenada no Teatro Serafim Gonzales, preço único promocional de R$5,00

Da Reportagem

Publicado em 27/09/2022 às 16:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O espetáculo infantil "Procurando Luiz", visto e aplaudido por mais 25 mil espectadores desde a sua estreia em 2014 e com grande reconhecimento da crítica especializada, está de volta aos palcos para o reencontro presencial com o público / João Caldas / Divulgação

Continua depois da publicidade

O espetáculo infantil “Procurando Luiz”, visto e aplaudido por mais 25 mil espectadores desde a sua estreia em 2014 e com grande reconhecimento da crítica especializada, está de volta aos palcos para o reencontro presencial com o público, após uma temporada realizada inteiramente no formato on-line em 2021.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Teatro Procópio Ferreira exibirá obras de 27 artistas com idade a partir dos 5 anos

• 5ª Mostra de Teatro Praia Grande tem início nesta terça-feira (20)

• Fiscalização é realizada para antecipar retomada de restauro do Teatro Coliseu em Santos

Depois de passar por São José do Rio Preto, a peça, inspirada na obra de Luiz Gonzaga (1912-1989), chega a Praia Grande, para sessões no Teatro Serafim Gonzales/Palácio das Artes, dias 30 de setembro e 1º de outubro, sexta-feira e sábado, às 16h. O espetáculo percorrerá mais quatro cidades do estado de São Paulo:  Praia Grande, Ribeirão Preto, Jundiaí, Pindamonhangaba e Jacareí.

Vale ressaltar que a sessão do dia 30/09 será gratuita e direcionada a ONG’s e escolas públicas, enquanto a sessão de 1º de outubro terá ingressos no valor promocional de R$ 5,00.

Continua depois da publicidade

A circulação da peça é viabilizada por meio do ProAC – Programação de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (SP), com os patrocínios das empresas Tenda Atacado, Alfa - Tennant, Escala 7, Foxconn e Pochet do Brasil.

Procurando Luiz é uma montagem do Grupo Cena Teatral, com concepção de Roberto Haathner, direção de Gustavo Kurlat e dramaturgia de Paulo Rogério Lopes. Com elenco formado pelos atores Roberto Haathner, Bruno Perillo e Iris Yasbek, o espetáculo reúne causos, brincadeiras populares e referências ao Nordeste brasileiro, ressaltadas pelos cenários, figurinos e adereços de Marco Lima e pelo projeto de luz de Kleber Montanheiro.

De forma lúdica, esses elementos são capazes de entreter não só o público infantil como espectadores de todas as idades, despertando em cada um a nostalgia, o respeito e a saudade deste grande ícone brasileiro.

Continua depois da publicidade

O espetáculo recebeu indicações em cinco categorias do prêmio FEMSA 2014, principal premiação de teatro para crianças e jovens de São Paulo: Espetáculo Jovem, Figurino, Iluminação, Trilha Sonora Adaptada e Atriz Coadjuvante.

“É uma alegria imensa poder reencontrar o público presencialmente e nada melhor do que recomeçar essa jornada em São José do Rio Preto, cidade com enorme tradição nas artes cênicas”, enfatiza Roberto Haathner, ator e idealizador do projeto.

Ele completa, destacando que “já estávamos com saudades de ver a reação da plateia às canções deste universo rico e incrível criado pelo Gonzagão”.

Continua depois da publicidade

Concepção – A montagem do Grupo Cena Teatral traz como temas principais a amizade e a superação, fazendo alusão à obra de Luiz Gonzaga como o voo da Asa Branca, passagens pelo sertão do Cariri e o Riacho da Brígida, além da presença constante da Lua.

De maneira poética, lúdica e bem-humorada, o espetáculo mergulha no imaginário popular com canções – parte interpretada ao vivo – e referências ao Nordeste brasileiro. “A principal mensagem para o público, principalmente o infantil, é a superação do medo, a coragem, a perseverança e a amizade que norteiam toda a dramaturgia”, explica Gustavo Kurlat.

SINOPSE.
Luiz e João são amigos inseparáveis, que moram no sertão e vivenciam uma amizade verdadeiramente infantil, sacramentada em um pacto: independente da distância ou do tempo passado, se um dia tivessem que se separar, se reencontrariam no riacho da Brígida, no sertão do Araripe. Um dia Luiz conta a seu amigo que terá que se mudar para outro lugar em busca de melhores oportunidades de vida, pois a seca castigava tudo e todos: seguiria com sua família o rumo da Asa Branca.

Continua depois da publicidade

O tempo passa. João recebe a triste notícia que seu amigo deixou de viver neste mundo, e decide fazer valer o pacto. Como nunca havia deixado o povoado, decide inventar uma história e diz à filha, Das Dores, que está ficando cego e só poderá se curar se ficar uma noite inteira olhando para a lua cheia. Os dois partem e no percurso ganham companhia: um moço que também diz estar em busca de algo especial e que tem uma missão a cumprir.

Cangaceiros, dragões, desafios e surpresas – como uma flor milagrosa de Acácia Amarela, que pode curar os males do corpo e da alma – surgirão nesta jornada em que medos, sonhos e superação caminham juntos. Uma jornada misteriosa e, principalmente, divertida.

OFICINA.
Além de assistir ao espetáculo, o público de Rio Preto terá a oportunidade de participar de uma oficina no dia 1º de outubro, às 11h, no mesmo local das apresentações, em que o elenco dará detalhes de toda a pesquisa e processo criativo de 2 anos para a montagem de Procurando Luiz.

Continua depois da publicidade

A oficina é composta de vivência em musicalidade, criação teatral e todo o processo de pesquisa, que inclui jogos teatrais, corporais e musicais, sempre respeitando os limites individuais dos participantes, sejam eles jovens ou adultos. O encontro é gratuito e voltado a artistas, grupos, educadores, estudantes e interessados em geral, que poderão inclusive sugerir atividades conjuntas, proporcionando integração e intercâmbio de linguagens, fortalecendo e estimulando a participação e troca de experiências.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software