CULTURA

Inspirado em Luiz Gonzaga, espetáculo infantil 'Procurando Luiz' chega a Praia Grande

Montagem, vista até o momento por mais de 25 mil pessoas, será encenada no Teatro Serafim Gonzales, preço único promocional de R$5,00

Da Reportagem

Publicado em 27/09/2022 às 16:30

Compartilhe:

O espetáculo infantil "Procurando Luiz", visto e aplaudido por mais 25 mil espectadores desde a sua estreia em 2014 e com grande reconhecimento da crítica especializada, está de volta aos palcos para o reencontro presencial com o público / João Caldas / Divulgação

O espetáculo infantil “Procurando Luiz”, visto e aplaudido por mais 25 mil espectadores desde a sua estreia em 2014 e com grande reconhecimento da crítica especializada, está de volta aos palcos para o reencontro presencial com o público, após uma temporada realizada inteiramente no formato on-line em 2021.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Depois de passar por São José do Rio Preto, a peça, inspirada na obra de Luiz Gonzaga (1912-1989), chega a Praia Grande, para sessões no Teatro Serafim Gonzales/Palácio das Artes, dias 30 de setembro e 1º de outubro, sexta-feira e sábado, às 16h. O espetáculo percorrerá mais quatro cidades do estado de São Paulo:  Praia Grande, Ribeirão Preto, Jundiaí, Pindamonhangaba e Jacareí.

Vale ressaltar que a sessão do dia 30/09 será gratuita e direcionada a ONG’s e escolas públicas, enquanto a sessão de 1º de outubro terá ingressos no valor promocional de R$ 5,00.

A circulação da peça é viabilizada por meio do ProAC – Programação de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (SP), com os patrocínios das empresas Tenda Atacado, Alfa - Tennant, Escala 7, Foxconn e Pochet do Brasil.

Procurando Luiz é uma montagem do Grupo Cena Teatral, com concepção de Roberto Haathner, direção de Gustavo Kurlat e dramaturgia de Paulo Rogério Lopes. Com elenco formado pelos atores Roberto Haathner, Bruno Perillo e Iris Yasbek, o espetáculo reúne causos, brincadeiras populares e referências ao Nordeste brasileiro, ressaltadas pelos cenários, figurinos e adereços de Marco Lima e pelo projeto de luz de Kleber Montanheiro.

De forma lúdica, esses elementos são capazes de entreter não só o público infantil como espectadores de todas as idades, despertando em cada um a nostalgia, o respeito e a saudade deste grande ícone brasileiro.

O espetáculo recebeu indicações em cinco categorias do prêmio FEMSA 2014, principal premiação de teatro para crianças e jovens de São Paulo: Espetáculo Jovem, Figurino, Iluminação, Trilha Sonora Adaptada e Atriz Coadjuvante.

“É uma alegria imensa poder reencontrar o público presencialmente e nada melhor do que recomeçar essa jornada em São José do Rio Preto, cidade com enorme tradição nas artes cênicas”, enfatiza Roberto Haathner, ator e idealizador do projeto.

Ele completa, destacando que “já estávamos com saudades de ver a reação da plateia às canções deste universo rico e incrível criado pelo Gonzagão”.

Concepção – A montagem do Grupo Cena Teatral traz como temas principais a amizade e a superação, fazendo alusão à obra de Luiz Gonzaga como o voo da Asa Branca, passagens pelo sertão do Cariri e o Riacho da Brígida, além da presença constante da Lua.

De maneira poética, lúdica e bem-humorada, o espetáculo mergulha no imaginário popular com canções – parte interpretada ao vivo – e referências ao Nordeste brasileiro. “A principal mensagem para o público, principalmente o infantil, é a superação do medo, a coragem, a perseverança e a amizade que norteiam toda a dramaturgia”, explica Gustavo Kurlat.

SINOPSE.
Luiz e João são amigos inseparáveis, que moram no sertão e vivenciam uma amizade verdadeiramente infantil, sacramentada em um pacto: independente da distância ou do tempo passado, se um dia tivessem que se separar, se reencontrariam no riacho da Brígida, no sertão do Araripe. Um dia Luiz conta a seu amigo que terá que se mudar para outro lugar em busca de melhores oportunidades de vida, pois a seca castigava tudo e todos: seguiria com sua família o rumo da Asa Branca.

O tempo passa. João recebe a triste notícia que seu amigo deixou de viver neste mundo, e decide fazer valer o pacto. Como nunca havia deixado o povoado, decide inventar uma história e diz à filha, Das Dores, que está ficando cego e só poderá se curar se ficar uma noite inteira olhando para a lua cheia. Os dois partem e no percurso ganham companhia: um moço que também diz estar em busca de algo especial e que tem uma missão a cumprir.

Cangaceiros, dragões, desafios e surpresas – como uma flor milagrosa de Acácia Amarela, que pode curar os males do corpo e da alma – surgirão nesta jornada em que medos, sonhos e superação caminham juntos. Uma jornada misteriosa e, principalmente, divertida.

OFICINA.
Além de assistir ao espetáculo, o público de Rio Preto terá a oportunidade de participar de uma oficina no dia 1º de outubro, às 11h, no mesmo local das apresentações, em que o elenco dará detalhes de toda a pesquisa e processo criativo de 2 anos para a montagem de Procurando Luiz.

A oficina é composta de vivência em musicalidade, criação teatral e todo o processo de pesquisa, que inclui jogos teatrais, corporais e musicais, sempre respeitando os limites individuais dos participantes, sejam eles jovens ou adultos. O encontro é gratuito e voltado a artistas, grupos, educadores, estudantes e interessados em geral, que poderão inclusive sugerir atividades conjuntas, proporcionando integração e intercâmbio de linguagens, fortalecendo e estimulando a participação e troca de experiências.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Diário Mais

Conheça a história do avião que voou 120 km sem combustível

Foi o voo planado mais longo da história com um avião de passageiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter