O Hospital Igesp contará com 190 leitos, pronto-socorro e atendimento para diversas especialidades, gerando mais de 6 mil empregos / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
Praia Grande continua ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. Credenciado junto ao Município, o Hospital Igesp, do Grupo Trasmontano, irá prestar inúmeros atendimentos para a rede pública, como exames, procedimentos e cirurgias. Inicialmente, serão ofertados pela unidade privada 500 procedimentos entre cirurgias gerais e ginecológicas e também exames de alta complexidade. A inauguração do hospital, construído no Bairro Guilhermina, está marcada para a próxima sexta-feira (24).
Com essa parceria, será aumentada a quantidade de cirurgias ofertadas pela Administração Municipal, que já conta com o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) e a Santa Casa de Santos para a realização de cirurgias eletivas (previamente agendadas, que não são urgentes). O mesmo vale para os exames, pois a unidade hospitalar se junta aos mais de 50 prestadores de serviço credenciados junto a Saúde Pública de Praia Grande também nessa área. São empresas que auxiliam em consultas, exames, procedimentos e cirurgias, colaborando para reduzir o tempo de espera para diversas especialidades.
“Estamos fazendo parcerias para ampliar os procedimentos realizados no Município, melhorando e qualificando cada vez mais a assistência em saúde em Praia Grande. Já possuímos uma grande rede credenciada que presta serviços de consultas, exames e procedimentos para o Município e agora, com um hospital desse porte sendo nosso credenciado, vai alavancar ainda mais os procedimentos que ainda não temos ou que seja de atribuição do Estado, por exemplo”, afirma a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.
O Hospital Igesp contará com 190 leitos, pronto-socorro e atendimento para diversas especialidades, devendo gerar mais de 6 mil empregos diretos e indiretos. Com essa nova parceria, a expectativa é de ampliar o acesso a serviços de alta complexidade que poderão ser realizados na Cidade, evitando maiores deslocamentos.
“Muitas vezes o paciente precisa ir para outra cidade para passar por algum atendimento de maior complexidade, mas agora não vai precisar mais, pois teremos condições de suprir as necessidades da população. Vamos oferecer neste primeiro momento cerca de 500 procedimentos cirúrgicos e exames de alta complexidade, com aparelhos e tecnologia de última geração que poucos lugares têm no Brasil. Vai ser possível fazer uma série de coisas com a estrutura que temos no hospital”, atesta o diretor de Operações do Grupo Transmontano, Julio Cesar de Machado Lobato.
O Hospital Igesp irá ofertar inicialmente para o Município cirurgias gerais e ginecológicas. Entre elas, estão: cirurgias diversas de hérnia, retirada de vesícula biliar, histerectomia (retirada do útero), tratamento cirúrgico de incontinência urinária, vasectomia, postectomia, tratamento cirúrgico de varizes, entre outras. Entre os exames credenciados neste primeiro momento estão: ressonância magnética, angiorressonância, endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, densitometria óssea, mamografia.
Os pacientes que serão atendidos pelo Hospital Igesp são aqueles que já passaram pelo atendimento com os médicos especialistas na rede municipal e estão aguardando serem chamados. O encaminhamento será feito pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. “As ofertas de cirurgias e procedimentos pelo Igesp serão incorporadas à nossa rede de Atenção à Saúde e seguirão todos os marcos regulatórios previstos na Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde, baseados nos critérios clínicos de prioridades, do agravamento de quadro, e respeitando a nossa lista de espera que está disponível no portal da Prefeitura”, explica o subsecretário de Planejamento em Saúde da Sesap, José Isaías Costa Lima.
Investimentos – Praia Grande investiu cerca de R$ 30 milhões em Saúde nos últimos anos. Equipamentos de última geração em todas as áreas: Atenção Primária, Especialidades e Urgência e Emergência. Na Atenção Primária, o Município é referência em todo o país, somando 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e é uma das poucas cidades que atendem 100% de sua população.
Já na área hospitalar, a Cidade conta com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce que compreende, além do Hospital Municipal, o novo Pronto-Socorro Central, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia e a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG).
A Cidade conta ainda com a UPA Quietude e três bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão localizadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia. Uma quarta base está sendo construída no Maracanã e deverá ser entregue no primeiro semestre de 2023.
A inauguração do novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, ocorrida em janeiro, ampliou o atendimento de Urgência e Emergência no Município. A unidade substitui o antigo PS que ficava situado em área anexa ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o Hospital, que conta atualmente com cerca de 250 leitos em funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.
Continua depois da publicidade