As equipes da Guarda Ambiental flagraram construções irregulares em área protegida e de controle contra novas ocupações irregulares / Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande
Continua depois da publicidade
Durante patrulhamento neste final de semana (25 e 26), as equipes da Guarda Ambiental de Praia Grande flagraram construções irregulares em área protegida e de controle contra novas ocupações irregulares (Lei municipal 2033/2021), ambas no Bairro Ribeirópolis. Os autores foram conduzidos à CPJ (Central de Polícia Judiciária) e responderão pelos danos causados de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Também na última quinta (23), as equipes removeram uma cocheira e uma construção em fase inicial no final da Av. São Francisco de Assis, no loteamento Caieiras. A Comissão Especial para Contenção de Invasão das Áreas de Preservação, criada pela prefeita Raquel Chini, acompanha de perto as ações de fiscalização tendo a Guarda Ambiental e fiscais da Seurb (Secretaria de Urbanismo) em campo para identificar toda e qualquer alteração no solo.
Essas ações visam a recuperação de áreas impactadas, geralmente públicas, e que serão destinadas a programas voltados para a comunidade.
Continua depois da publicidade
A rotina de mapeamento aéreo com aeronaves não tripuladas (os drones), a consulta diária às imagens de satélites obtidas pelo Programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro) da Polícia Federal, a aquisição de novas viaturas e moderna embarcação garantem o controle das ações, direcionando o esforço dos agentes para as áreas mais sensíveis. Todo aparato tecnológico requer capacitação do agente para empregá-lo da melhor forma. “Os guardas que integram o Setor de Proteção Ambiental são submetidos à capacitação continuada e estão sempre atualizados para a atuação especializada”, comentou o Inspetor Chefe do Setor de Proteção Ambiental, Fábio Marques.
Continua depois da publicidade