A atividade teve início na terça-feira (07) e termina nesta sexta-feira (10) / Jairo Marques/PMPG
Continua depois da publicidade
A Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra o Setor de Proteção Ambiental (Sepam) da Guarda Civil Municipal (GCM), está realizando um treinamento para operação com drones a integrantes da Guarda Civil Municipal de Mongaguá. A atividade teve início na terça-feira (07) e termina nesta sexta-feira (10).
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Esta não é a primeira vez que o grupamento praia-grandense recebe corporações de outras cidades para este treinamento, o que demonstra a relevância do trabalho efetuado pelo setor.
Para o inspetor da GCM de Mongaguá, Joenck, o curso será bastante importante, uma vez que a corporação conta com dois equipamentos, porém ainda não tinha operadores habilitados. “Será mais um equipamento à disposição da nossa GCM para ser empregado em diversas operações”. Ele observou ainda que oito guardas participaram do treinamento.
O curso foi ministrado pelo GCM Edimar que explicou que o conteúdo aborda conceitos sobre técnicas de pilotagem, legislação e segurança operacional. “O objetivo é proporcionar condições para que os pilotos e observadores consigam realizar operações aéreas, com atenção aos dispositivos legais, buscando maior segurança e menor risco”.
De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental de Praia Grande, Fábio Barbatano Marques, o Setor de Proteção Ambiental promove o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas colaborando com o desenvolvimento sustentável. “O monitoramento com drones na área de segurança reduz custo e otimiza o planejamento das operações, sendo uma ferramenta suplementar aos demais recursos tecnológicos da Sala Ambiental de Operação”. Sobre o treinamento com a GCM da cidade vizinha, ele observou ainda que novas turmas estão previstas.
As aulas aconteceram na sede da Guarda Ambiental, localizada na Área de Lazer Ézio Dall’Ácqua, o Portinho.
Atuações – A Guarda Ambiental de Praia Grande atua há 13 anos na Cidade com um importante trabalho na preservação do Meio Ambiente. Além das ações voltadas ao resgate de animais silvestres, o grupamento também tem desenvolvido um trabalho marcante em áreas de preservação da Cidade, inclusive fazendo parte da Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, que tem como principal objetivo identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços.
Continua depois da publicidade