As aulas aconteceram na sede da Guarda Ambiental / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
A Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra o Setor de Proteção Ambiental (SEPAM) da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou um treinamento para operação com drones a integrantes da Guarda Civil Municipal de Cubatão. O treinamento teve início na segunda-feira (10) e terminou nesta sexta-feira (14), contando com aulas teóricas e práticas.
O interesse pelo treinamento partiu do comando da corporação cubatense, que foi criada há apenas sete meses e está se aprimorando em alguns aspectos. De acordo com o guarda civil municipal de Cubatão, Marcos Teixeira Gil, além dele, outros quatro integrantes da corporação participaram do treinamento nesse primeiro momento. “A princípio, as operações com drones serão realizadas em um programa específico voltado ao combate de invasões de áreas. Porém, estamos avaliando as demandas, já que o drone é um equipamento muito versátil”.
O GCM observou ainda que, além do acesso ao conteúdo técnico, o treinamento dá a oportunidade de estreitamento de laços com a Guarda de Praia Grande. “Essa troca de informações é muito importante e nos mostra um pouco da rotina dos colegas”.
De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental de Praia Grande, Fábio Rogério Marques, o curso tem o objetivo de oferecer condições para que o GCM consiga realizar operações com Aeronaves Não Tripuladas (drones), com atenção aos dispositivos legais, buscando maior segurança e menor risco. “Esse tipo de intercâmbio é um reflexo do nosso trabalho e principalmente dos investimentos que a Administração Pública tem realizado no setor. Para nós, é uma satisfação promover esse tipo de treinamento e colaborar com outras instituições que também trabalham a favor do meio ambiente".
As aulas aconteceram na sede da Guarda Ambiental, localizada na Área de Lazer Ézio Dall’Ácqua, o Portinho.
Atuações – A Guarda Ambiental de Praia Grande atua há 13 anos na Cidade com um importante trabalho na preservação do Meio Ambiente. Além das ações voltadas ao resgate de animais silvestres, o grupamento também tem desenvolvido um trabalho marcante em áreas de preservação da Cidade, inclusive fazendo parte da Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, que tem como principal objetivo identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços.
Continua depois da publicidade