Guarda Ambiental apreende palmito extraído ilegalmente / Jairo Marques/PMPG
Continua depois da publicidade
A Guarda Ambiental, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, apreendeu na noite de domingo (25) 51 hastes de Palmito Juçara que haviam sido extraídos ilegalmente em uma área que dá acesso ao Parque Estadual da Serra do Mar. Os autores do crime ambiental não foram localizados.
De acordo com o inspetor do grupamento, Fábio Marques, após uma denúncia uma equipe da Ambiental foi ao local, cujo acesso fica no final da Rua Wilson de Oliveira, no Bairro Melvi, e encontrou os produtos escondidos às margens da trilha de acesso ao Parque Estadual da Serra do Mar. “Provavelmente, fizeram a extração durante o dia e removeriam ao amanhecer”.
Continua depois da publicidade
Ele observou ainda que a extração desta espécie é crime e, pelo montante apreendido, o valor da multa chegaria a R$ 51 mil. O palmito Juçara é uma palmeira nativa da Mata Atlântica e está ameaçada de extinção.