A finalidade do processo é prover a função de agente do GAPE / Fred Casagrande/PMPG
Continua depois da publicidade
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande iniciou nesta segunda-feira (27) o curso de formação de agentes do Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE) para integrantes de outras guardas civis municipais. Estão inscritos três guardas municipais de Guarujá, que terão aulas teóricas e práticas.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A finalidade do processo é prover a função de agente do GAPE, visando a melhoria do desempenho das atividades específicas e o desenvolvimento dos servidores das corporações participantes.
Entre as condições para participar do curso estão ter boa comunicabilidade; redação com letra legível; ter aptidão para atividades socioeducativas e comunitárias; ter facilidade na resolução e gerenciamento de conflitos; e ser proativo e comprometido com as ações desenvolvidas pelo GAPE.
O curso teve início nesta segunda com a disponibilização do material didático para as aulas EAD (ensino à distância) e entre os dias 13 e 15 de dezembro acontecerão as aulas presenciais.
O conteúdo teórico será dividido em quatro módulos: Procedimentos e Técnicas Operacionais do Agente de Prevenção do GAPE; Legislação; A relação entre a perspectiva teórica comportamental e a aprendizagem no contexto educacional; e Estrutura do material didático do GAPE. Serão aplicados ainda exercícios de fixação para cada módulo.
Missão - Voltado principalmente aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, o GAPE tem como objetivo trabalhar a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade. Para alcançar essa missão, os guardas municipais que atuam no projeto buscam estimular a autoestima das crianças, valorizando os vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.
Até hoje, em 16 anos de atuação, mais de 20 mil alunos receberam as orientações do GAPE, já que, além do curso nas unidades municipais, palestras também foram ministradas em escolas estaduais e particulares, por intermédio do programa Juventude Legal, que atualmente se chama #Juventude PG. A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos.
Continua depois da publicidade