No total, mais de 160 pessoas foram beneficiadas com atendimentos humanizados, prestação de serviços municipais, além de outras atividades como corte de cabelo / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Praia Grande realizou uma nova etapa da ‘Ação de Acolhimento de Pessoas em Vulnerabilidade’. No total, mais de 160 pessoas foram beneficiadas com atendimentos humanizados, prestação de serviços municipais, além de outras atividades como corte de cabelo. Os trabalhos ocorreram na terça-feira (11).
A Força-Tarefa Social contou com a participação de equipes das secretarias de Assistência Social (Seas), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Serviços Urbanos (Sesurb), Trânsito (Setran) e Saúde Pública (Sesap), além da Guarda Civil Municipal (GCM) e das polícias Civil e Militar.
A ‘Ação de Acolhimento’ teve início nas primeiras horas do dia. As equipes percorreram os bairros convidando as pessoas em vulnerabilidade para que fossem até o Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude, local em que estavam concentrados todos os serviços. O transporte foi disponibilizado gratuitamente para quem aceitou o convite.
No local, as assistentes sociais realizaram o cadastramento de dados e uma rápida entrevista com as pessoas. Na sequência, todos eram encaminhados para as áreas de banho e cortes de cabelo. Outro destaque foi um estande com roupas doadas que estavam disponíveis para os atendidos. Emissão de documentos também estava disponível.
Na área da Saúde, a equipe do Consultório na Rua realizou a aplicação de vacinas, distribuição de medicamentos, troca de curativos, e atendimento psicológico. O setor de Proteção à Vida Animal também efetuou serviços para os animais das pessoas em vulnerabilidade. Cadastro para castração, vacinação contra virose e raiva e ainda colocação de microship beneficiaram os pets.
“É preciso ter um olhar humanizado para as pessoas que se encontram em vulnerabilidade. Muitas perderam seus rendimentos financeiros na pandemia, outras se envolveram em coisas erradas. Para atender essas pessoas, estamos intensificando essas forças-tarefas sociais reunindo os serviços, dando acesso aos documentos e muito mais. A população precisa entender que não podemos obrigar ninguém a receber atendimento, mas a gente pode acolher, abraça e tentar levá-los para um bom caminho”, comentou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.
Recâmbio - As equipes sociais registraram uma pessoa que estava constando no banco de dados como desaparecida e foi encontrada durante a Ação de Acolhimento. Após todos os trâmites, ainda nesta semana ocorrerá o processo de recâmbio dessa pessoa para Campinas, sua cidade de origem.
“Ao longo dos próximos meses serão realizadas novas Ações de Acolhimento de Pessoas em Vulnerabilidade. Essa é uma estratégia importante para poder acolher estas pessoas. A Prefeitura de Praia Grande está fazendo a parte dela. Isso é motivo de orgulho para todos que estão atuando nessas forças-tarefas. Agradeço o empenho de todos”, declarou o secretário de Assistência Social da Cidade, José Carlos de Souza.
Continua depois da publicidade