A Residência Inclusiva e uma unidade de acolhimento que serve de moradia para adultos sem família, com deficiências físicas ou mental com dependência para atividades diárias / Felipe França/Prefeitura de Praia Grande
Continua depois da publicidade
O ex-presidente, Michel Temer, visitou Praia Grande na quinta-feira (9) e conheceu o trabalho desenvolvido na Residência Inclusiva, onde são acolhidas pessoas sem família, portadoras de múltiplas deficiências e dependentes de terceiros para as tarefas do dia a dia. Temer elogiou o trabalho dos funcionários da unidade e também da Cidade, que tanto se empenha para dar qualidade de vida às pessoas mais vulneráveis.
A Residência Inclusiva e uma unidade de acolhimento que serve de moradia para adultos sem família, com deficiências físicas ou mental com dependência para atividades diárias como se alimentar, tomar banho e trocar de roupa. A unidade foi inaugurada em 15 de dezembro de 2020 e atualmente tem 6 moradores.
O local tem aproximadamente 216m² de área construída com acessibilidade e conta com residência, setor administrativo, pátio, jardim e quiosque para confraternizações e encontros interativos. A residência tem sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, quatro dormitórios e sanitários.
No total, 14 pessoas, treinadas com metodologia adequada para atendimento individualizado e atenção aos atendidos atuam no local. Os moradores são acompanhados por cuidadores individuais 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O Fundo Social de Solidariedade é parceiro da Residência Inclusiva. A presidente do Fundo, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, destacou que é emocionante acompanhar a evolução dos acolhidos. “O serviço tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e desenvolvimento das atividades da vida diária e ainda busca o fortalecimento dos vínculos com vistas à reintegração ou convivência com outras pessoas”.
Temer elogiou o trabalho de Praia Grande direcionado à Assistência Social. “A forma como o Município se dedica às causas sociais merece elogios. O que eu vejo em Praia Grande é o comportamento das autoridades públicas em favor do social. O trabalho desenvolvido aqui proporciona comunicação e qualidade de vida a essas pessoas”.
A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, acompanhou a visita e ressaltou que o Município tem se esforçado para suprir as lacunas deixadas pelo Estado. “Essa residência é um exemplo disso. O Município toma conta dessas pessoas, com apoio de psicólogos, técnicos, diretores, tornando-os mais independentes, constituindo uma família para eles”.
Continua depois da publicidade