"É Hora de Arte" realiza oficinas gratuitas em Praia Grande / Foto: Prefeitura de Praia Grande
Continua depois da publicidade
Oferecer oficinas de teatro, dança, circo e grafite para crianças de 7 a 12 anos de forma lúdica e criativa. E de graça! Esse é o projeto “É Hora de Arte”, que já passou por vários estados brasileiros e outros países, e agora retorna novamente para a Baixada Santista, onde o projeto nasceu. Contemplado pelo edital ProAC Nº 32/2021, do governo do Estado de São Paulo, a ação terá duas atividades na Região: uma em Praia Grande, no sábado (28), e outra em Peruíbe, na segunda (30).
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
As atividades funcionarão em sistema de rodízio, com as quatro oficinas realizadas de forma simultânea, permitindo que todos participem de todas as oficinas. Em Praia Grande, a ação ocorrerá na Praça Helena Cardoso Bernardino, no Bairro Samambaia, das 14 às 17 horas do próximo sábado (28).
Os espaços utilizados para as oficinas serão decorados e ambientados com pisos, banners, barracas e materiais específicos de cada modalidade, ganhando novo visual e muitas cores. Ao final das oficinas, a Cia Tribus fará apresentações de dança. O evento também abordará a conscientização e prevenção contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, como parte da campanha conhecida como Maio Laranja. As ações são abertas para toda comunidade e seu entorno.
O “É Hora de Arte” é desenvolvido pela ONG Companhia de Artes Tribus desde 2009 e já contou com a participação de mais de 50 mil crianças e adolescentes. “O objetivo é promover ações voltadas ao desenvolvimento humano, artístico e social de comunidades em vulnerabilidade social”, explica o coordenador do projeto e diretor da Cia Tribus, Gustavo Rolim. “A faixa etária escolhida, de 7 a 12 anos, corresponde a fase de maior interesse em atividades criativas e lúdicas, tornando-se assim um alvo para difusão e fomento da cultura”, destacou.
Acessibilidade
O projeto possibilita a participação e o acesso das pessoas com deficiências. “Todas as aulas e dinâmicas das modalidades propostas são viáveis, contribuindo significativamente para o processo de inclusão”, enfatizou Rolim. “Algumas deficiências físicas são supridas com a participação efetiva de monitores do projeto em cada oficina”, completou, acrescentando ainda que o evento contará com intérprete de libras, favorecendo a inclusão de pessoas surdas também.
Brasil e Mundo
O projeto “É Hora de Arte” já passou por dezenas de cidades em vários estados brasileiros, além de cidades da Alemanha e do Peru. Em 2010, foi premiado no World Petroleum Congress, em Doha, no Catar, selecionado entre os projetos mais relevantes do mundo apoiados por empresas de Petróleo (devido à então parceria com a Maersk Oil).
Cia Tribus
Organização sem fins lucrativos criada em 2004, a Companhia de Artes Tribus atua nas áreas artística, sociocultural e humanitária. Entre seus projetos de destaque estão o “É Hora de Artes”, o “Pró-Imagem” e o “Gincana Cultural” (apoiados, respectivamente, pelos governos do Estado de São Paulo e de Pernambuco), entre outros. Participou dos Jogos Olímpicos da China 2008 e nas Olimpíadas Rio 2016, na área de entretenimento. Em Praia Grande, atua na área da dança em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Movimento e na música, em parceria com o Instituto Orquestra Arpejo. Na área humanitária, a parceria com organizações internacionais levou a ONG para diferentes países e continentes.
Endereços
A Praça Helena Cardoso Bernardino fica na Rua Corretor Luiz Alberto Caldas de Oliveira, nº 2, Bairro Samambaia, Praia Grande. Em Peruíbe, a ação será na Colônia Veneza, que se localiza na Avenida Darcy Fonseca, nº 181, Bairro dos Prados.
Continua depois da publicidade