Defesa Civil faz campanha para alertar sobre perigos dos raios em Praia Grande / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande realiza anualmente campanha de prevenção sobre os perigos da maior incidência de raios durante o verão, que tem início no dia 21 de dezembro. A ação integra o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do Governo do Estado de São Paulo e tem o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância de deixar a praia em caso de tempestades.
Para alertar sobre os perigos de permanecer na praia em caso de chuvas ou tempestades com raios, a Coordenadoria de Defesa Civil instalou 13 faixas em pontos estratégicos do Município, principalmente na orla da praia. Cada um dos 8 postos de guarda-vidas conta com uma faixa, além do posto da Guarda Costeira, no Forte; na sede do Grupamento Marítimo dos Bombeiros (GBMar), no bairro Mirim; na sede da Associação dos Funcionários do Banco Nossa Caixa e Banco do Brasil, no bairro Flórida; uma no Terminal Tude Bastos e uma no Terminal Tatico.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, o objetivo é conscientizar sobre um fenômeno perigoso e que pode custar vidas. “É extremamente importante que, ao menor sinal de tempestades, as pessoas saiam do mar e da praia. Queremos que moradores e visitantes possam aproveitar nossas praias com tranquilidade”.
Continua depois da publicidade
Ele explica ainda que o ideal é que as pessoas se abriguem em locais seguros, como edificações ou até mesmo o carro. Mas que nunca fiquem embaixo de árvores e próximo a postes. “E ao contrário do que muita gente pensa, o guarda-sol acaba atraindo os raios, então não é seguro”, afirma.
Continua depois da publicidade