Praia Grande

Crianças autistas e com hiperatividade melhoram desenvolvimento com prática de patins

Famílias pediram readequação do piso na Praça Duque de Caxias onde praticam a atividade

Da Reportagem

Publicado em 04/02/2022 às 16:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte, recebeu nas últimas semanas a troca do piso em área de 261 m² do local / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

Diversas crianças de Praia Grande, entre elas autistas e com  hiperatividade, e seus familiares pediram e a Administração Municipal  readequou as obras da Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte,  para que elas continuassem utilizando o espaço para a prática de  patins. Periodicamente, dois grupos de patinação, o Patins 100freiopg  e o Rollerbladepg, se reúnem no espaço para as atividades, que vão  além do lazer; estão estimulando o desenvolvimento social destas  crianças autistas.

De acordo com a Prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, as mães das  crianças autistas pediram uma reunião quando a praça foi fechada para  reforma e relataram que a remodelação não permitiria a utilização de  patins, pois o novo piso que estava sendo instalado não era adequado.  “Paralisamos a obra e readequamos o projeto para atende-las. Para as  crianças autistas, a patinação tem ajudado na integração com outras  crianças e no seu desenvolvimento. Isso é muito importante”, destacou  a prefeita.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


A confirmação dos benefícios é feita por uma das mães integrantes do  grupo, Elke Gabarro. Ela destaca que atualmente dois grupos de  patinadores realizam encontro periódicos no local, o Patins 100freiopg  e o Rollerbladepg, e que o filho dela, com hiperatividade teve  melhorias reconhecidas até pela psicopedagoga na escola. “Meu filho  ficou mais hiperativo com a pandemia. Quando me mudei de Santos para  Praia Grande passamos a andar de patins e ele melhorou muito, passou a  se concentrar mais nas aulas. Para mim, em especial, ganhei em saúde  porque emagreci muito e temos outras crianças autistas que passaram a  se integrar melhor com outras crianças e se desenvolveram muito”.

Elke Gabarro destaca ainda que o grupo realiza encontros em diversos  locais. “Somos um grupo bem família. Fazemos diversos encontros: as  comemorações dos aniversariantes do mês sempre ocorrem no Parque da  Cidade, no Sítio do Campo. Utilizamos de outros espaços público também  e quando soubemos da reforma pedimos para falar com a Prefeita que nos  ouviu e atendeu nosso pedido. Vai além do lazer, ali é estimulado o  esporte e qualidade de vida, a integração social e o desenvolvimento  até de muitas crianças, que têm autismo e adoram estes encontros”,  disse.

Praça

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Praça Benedito Calixto, em Santos, renova paisagismo e mobiliário

• Praça Tom Jobim recebe apresentação de motocicletas com manobras radicais

• Praça Mauá, em Santos, terá espaço gratuito para patinação

A Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte, recebeu nas  últimas semanas a troca do piso em área de 261 m² do local, tirando  uma parte do mosaico português e instalando um trecho de liso  cimentado. A obra foi desenvolvida pela Subsecretaria de Projetos  Especiais e executada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

A nova área de piso cimentado liso fica próxima do trecho de jardins,  ao lado do Emissário. O projeto conta com acesso à pista pela  ciclovia, que contorna o equipamento da Sabesp no Canto do Forte. O  local foi idealizado otimizando a área útil existente na praça. Além  da nova área para os patinadores, a praça ainda está recebendo trechos  em pedra São Thomé, que garante uma durabilidade maior com menos  necessidade de manutenção.

Um dos mais visitados pontos turísticos de Praia Grande, a praça chama  a atenção por seu paisagismo com iluminação, bancos, floreiras e  jardins, além de equipamentos de acessibilidade, como rampas de acesso  e piso podotátil. Na área do "deck” os destaques são as obras de arte  de Rodolfo Rondon, artistas local que retratou a pesca de arrasto,  prática tradicional em Praia Grande desde a década de 1950. O local  também está passando por reformas, com manutenção nas obras de artes  realizada pelo artista.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software