Praia Grande

Câmeras flagram descarte ilegal de entulho próximo à Reserva Legal de Praia Grande

Ação foi impedida por equipes da Guarda Ambiental

Da reportagem

Publicado em 03/03/2023 às 14:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Na última quarta-feira (01), o videomonitoramento flagrou uma pessoa  espalhando entulho para abertura de rua no prolongamento da Avenida  Rocha Pombo próximo à área de Reserva Legal Municipal, no Bairro  Ribeirópolis. Uma equipe da Guarda Ambiental foi acionada e chegou a  tempo de cessar a atividade clandestina. No total, eram 15 metros  cúbicos de resíduos que impediam a regeneração natural da vegetação  nativa protegida.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na ocasião, um homem foi detido e encaminhado à Central de Polícia  Judiciária, responsabilizado pelo dano conforme a Lei de Crimes Ambientais no artigo 48, que prevê pena de detenção de seis meses a um  ano e multa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Praia Grande prepara programação cultural gratuita no Mês da Mulher

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos com o objetivo de  coibir novas ocupações em áreas de preservação e compõem um planejamento da Comissão Especial para Contenção de invasão das Áreas  de Preservação, coordenado pela Secretaria de Habitação (Sehab).
Em Praia Grande, existe um esforço conjunto na fiscalização contra  novas invasões envolvendo diversas secretarias, Defesa Civil e Guarda Ambiental que dispõe de efetivo especializado de 23 agentes, convênio  com o Ministério da Justiça e Polícia Federal para acesso diário das imagens de mais de 130 satélites (programa Brasil M.A.I.S. – Meio  Ambiente Integrado e Seguro), Aeronaves Não Tripuladas (drones) para mapeamento e monitoramento e embarcações.

Essas ações visam a recuperação ambiental e amparo às famílias em  situação de vulnerabilidade, preocupação da Prefeita Raquel Chini em garantir o desenvolvimento sustentável.
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software